Vinícius Bruno ? Especial para o FocoCidade
Apesar de ainda manter um índice abaixo do desejável quanto ao nível de contratações, o mercado de trabalho mato-grossense encerra 2017 positivo. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que nos 11 meses encerrados em novembro, o saldo em Mato Grosso foi de 25,645 mil contratações a mais que desligamentos.
O número é o inverso do que ocorreu em novembro de 2016, quando o saldo foi de 5,959 demissões a mais que contratações no acumulado entre janeiro e novembro daquele ano, gerando um saldo negativo.
A evolução positiva no nível de contratações no mercado de trabalho no Estado foi influenciado principalmente pelo agronegócio, que contratou 7,374 trabalhadores a mais que demitiu durante 2017.
O agro também influenciou positivamente o setor de serviço que contratou 7,321 colaboradores a mais do que demitiu ao longo de 2017. Por sua vez a indústria da transformação também apresentou um desempenho positivo ao longo do ano, contratando 5,267 mil pessoas a mais do que demitiu ao longo do período.
Fatores como taxa Selic seguindo tendência de queda e inflação baixa foram decisivos para as empresas se reorganizarem no ano de fim da crise econômica. Especialistas apontam que a tendência de um mercado de trabalho mais sólido deve se consolidar em 2018, principalmente setores que já denotaram avanços em 2017, como é o caso da construção civil e das indústrias.
Os dados consolidados do Caged 2017 serão divulgados pelo Ministério do Trabalho em janeiro de 2018.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Consignado de aposentada: TJ manda converter para empréstimo
Interior: PM confirma prisão de homem por violência doméstica
MP: Justiça barra consignados e determina restrições a empresas
A Revolução do Inútil
Governo paga servidores e injeta R$ 1,4 bi na economia
Mercado reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
Educar também é celebrar o caminho percorrido
A ceia que cuida, o brinde que respeita e a vida que merece ser celebrada
Verão, família e um brinde arriscado para quem luta contra a dependência
Indea destaca: MT fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos