Vinícius Bruno ? Especial para o FocoCidade
Apesar de ainda manter um índice abaixo do desejável quanto ao nível de contratações, o mercado de trabalho mato-grossense encerra 2017 positivo. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que nos 11 meses encerrados em novembro, o saldo em Mato Grosso foi de 25,645 mil contratações a mais que desligamentos.
O número é o inverso do que ocorreu em novembro de 2016, quando o saldo foi de 5,959 demissões a mais que contratações no acumulado entre janeiro e novembro daquele ano, gerando um saldo negativo.
A evolução positiva no nível de contratações no mercado de trabalho no Estado foi influenciado principalmente pelo agronegócio, que contratou 7,374 trabalhadores a mais que demitiu durante 2017.
O agro também influenciou positivamente o setor de serviço que contratou 7,321 colaboradores a mais do que demitiu ao longo de 2017. Por sua vez a indústria da transformação também apresentou um desempenho positivo ao longo do ano, contratando 5,267 mil pessoas a mais do que demitiu ao longo do período.
Fatores como taxa Selic seguindo tendência de queda e inflação baixa foram decisivos para as empresas se reorganizarem no ano de fim da crise econômica. Especialistas apontam que a tendência de um mercado de trabalho mais sólido deve se consolidar em 2018, principalmente setores que já denotaram avanços em 2017, como é o caso da construção civil e das indústrias.
Os dados consolidados do Caged 2017 serão divulgados pelo Ministério do Trabalho em janeiro de 2018.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética
Governo mira pequenas e médias empresas para fechar rombo fiscal
Governo garante gás de graça para 15,5 milhões de famílias
Tribunal do Júri: homem acusado de homicídio é condenado a 12 anos
Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria