Da Redação - FocoCidade
Considerado referência na área, o artista plástico Nilson Pimenta morreu neste sábado (23) vítima de infarto. Aos 60 anos, ele sofria de diabetes. Servidor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem seu trabalho reconhecido internacionalmente na arte naif.
A arte de Nilson Pimenta percorreu importantes galerias do país e do exterior, em exposições coletivas e individuais, muitas em parceria com seu filho, o também artista plástico Vasques Rodrigues.
O Governo do Estado, por meio de nota, lamentou o falecimento do artista plástico. Os locais do velório e do enterro ainda não foram definidos.
Confira a nota:
“O governador Pedro Taques, o secretário de Cultura de Mato Grosso, Leandro Carvalho, e o secretário de Comunicação, Kleber Lima, lamentam a morte do artista plástico Nilson Pimenta. O artista faleceu neste sábado (23.12), em razão de um infarto e da diabetes, em Cuiabá, aos 60 anos.
“Que a família e aqueles que conheciam e aprenderam com Nilson Pimenta recebam as condolências em nome do Governo do Estado e tenha forças para superar este momento de dor”, disse o governador.
"Nilson Pimenta é um dos mais importantes, se não o mais importante artista de nossa geração. Lamentamos muito pela morte precoce e estamos à disposição da família para ajudar no que for necessário", afirmou o secretário Kleber Lima.
O secretário de Cultura, Leandro Carvalho, lembra a história de Nilson Pimenta. "O Brasil perdeu hoje um de seus mais importantes artistas visuais. Natural de Caravelas, na Bahia, Nilson adotou Mato Grosso, retratando-o com força e originalidade. Nilson Pimenta também teve uma importante atuação como orientador do Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, criado por Aline Figueiredo e Humberto Espíndola. Foi reconhecido dentro e fora do Brasil como um artista naïf de grande importância. Nos solidarizamos com sua família neste momento difícil e expressamos nossos sentimentos pela grande perda para a Cultura Mato-Grossense e Brasileira" afirmou.
Nilson Pimenta nasceu em 25 de junho de 1957 em Caravelas (BA), mas se mudou para o interior de Mato Grosso aos seis anos, onde trablhou no campo. "Sou 98% mato-grossense", dizia. Morando em Cuiabá, era servidor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É considerado um dos mais importantes e atuantes pintores brasileiros na arte naïf. "A pintura naif é aquela de gente simples que não estudou mas tem muita historia pra contar", afirmava.
O artista já participou de várias exposições coletivas e individuais, nos mais importantes museus e galerias do Brasil e do exterior. Entre outras, integrou coletivas como a “Primitivos de Mato Grosso” no Museu de Arte de São Paulo em 1980; a “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla” nos museus de Arte Moderna no Rio de Janeiro e em São Paulo, e na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, em 1981. Em 1988 participou também da “Negra Sensibilidade”, exposta no Museu de Arte e de Cultura Popular, em Cuiabá. Atualmente, Nilson participou da “Naïve Paintings of Far-Western Brazil” na Galeria IZZI em Londres, em outubro 2006.
As premiações que chegaram em 1983 e 1985, no VI e no VIII Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, inspiraram a escritora Aline Figueiredo, que descreve Nilson em seu livro “Arte Aqui é Mato”, como um artista procedente da vida rural.
Nilson Pimenta orientou vários alunos e pintores. Hoje, muitos destes são artistas renomados.”
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Supermercados e venda on-line
Senador destaca decisão do STF sobre veto a incentivos fiscais
Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado
Abilio sanciona lei que cria nova Agência de Regulação de Serviços
STF nega confisco de terra; aval à desapropriação por interesse social
Fortes chuvas: prefeitura de VG anuncia ações para socorrer população
TRE destaca gestão no comando da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
A Ferida Humana
Prepare-se para a Geração Alpha: como eles vão reinventar a CX