Da Redação - FocoCidade
Ação "relâmpago" de fiscais no combate à pirataria resultou na apreensão de centenas de produtos na região central de Cuiabá. A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública apreendeu extensa lista de mercadorias como óculos, brinquedos, eletrônicos, relógios e vestuários que estavam sendo comercializados em locais de passeio público.
Os produtos foram recolhidos e encaminhados à secretaria. As ações rotineiras fazem parte de uma operação de combate à pirataria com atuação principal, neste primeiro momento, no centro histórico de Cuiabá. O objetivo é evitar o comércio irregular e a concorrência desleal de inúmeros vendedores ambulantes espalhados por toda a cidade.
Para o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, a intensificação da fiscalização se dá pela reincidência dos vendedores. Ele explicou também que toda a ação coordenada pela secretaria é amparada pela Lei Municipal Complementar 004/92 - que normatiza o Gerenciamento Urbano do Município, definindo os direitos e obrigações dos cidadãos e da municipalidade, em relação as atividades comerciais, industriais, institucionais e de prestação de serviços -, e que no seu artigo 241, proíbe o uso indevido do passeio público e de logradouros uso comum para exposição de mercadorias, entre outros.
“Esses vendedores ambulantes precisam ter a consciência de que a exposição de produtos nas calçadas é um ato infracional, proibido por lei, além de ser considerado poluição visual. É obrigação da fiscalização regular as atividades, e eles já foram notificados no passado. Eles falam em prejuízos, mas é a cidade que leva prejuízo. Qualquer empresário que queira abrir uma atividade, tem que ser conhecedor das regras. O nosso objetivo é fazer valer as leis e ordenar a cidade”, ressaltou o secretário.
Ação Contínua
A Secretaria de Ordem Pública está combatendo firmemente o comércio irregular dos ambulantes com fiscalizações relâmpago, em vários pontos distintos. Nessa segunda-feira (19), os entornos da praça Ipiranga e da rua Joaquim Murtinho foram alguns dos pontos mapeados pelas equipes. O trabalho vai continuar devido a reincidência dos ambulantes.
Atuação
Caso os ambulantes sejam encontrados pela equipe de fiscalização no Centro Histórico as mercadorias serão apreendidas. Havendo resistência, desacato, ameaças ou contravenção penal, o responsável será encaminhado para a delegacia. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal