As contas anuais de gestão da Prefeitura de Cáceres, referentes a 2016, sob a responsabilidade do prefeito Francis Maris Cruz, receberam parecer favorável à aprovação pelo Pleno do Tribunal de Contas.
Em sessão ordinária na terça-feira (5), os membros do colegiado acompanharam voto-vista da conselheira interina Jaqueline Jacobsen, que afastou irregularidade apontada como gravíssima pelo Ministério Público de Contas e pelo conselheiro relator, Moises Maciel, que tratava de restos a pagar sem suficiência financeira para quitação.
No entendimento da conselheira Jaqueline Jacobsen, o caixa do município detinha disponibilidade financeira suficiente para cobertura das insuficiências encontradas nas Fontes 101 e 102, por intermédio dos recursos da Fonte 100, os quais são recursos desvinculadosque podem ser utilizados para cobrir o saldo negativo dessas outras fontes. “Portanto, constato que, no caso em análise, não ocorreu a indesejável rolagem de dívidaspara a próxima gestão, dessa forma, concluo que não houve o descumprimento do artigo 42 da LRF”, reforçou a conselheira.
Inicialmente, a equipe de auditoria constatou restos a pagar processados, nas fontes 101 (Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos - Educação) e 102 (Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos – Saúde), nos últimos dois quadrimestres do mandato, sem disponibilidade financeira. Após defesa do gestor, porém, a equipe de auditoria, considerando o saldo financeiro da Fonte 100, constatou que não houve irregularidade em relação ao disposto no artigo 42 da LRF, uma vez que o valor das despesas liquidadas e não pagas, provenientes dos empenhos realizados entre 01/05/2016 a 31/12/2016, totalizou R$ 117.109,77, frente ao saldo financeiro de R$ 12.415.199,90.
ELISEU L. MONTEIRO disse:
13 de DezembroIsto é resultado de um trabalho com ququalidade, honestidade que o governo Francis Maris, a Secretaria de finanças, coordenação contábil e equipes tem demonstrado para nossa cidade de Cáceres e para provar que existe gestores que tem esperança de mudar a realidade da vida das pessoas para melhor de verdade. Isso é só começo.
Veja mais:
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan
Quando a beleza cura