As contas anuais de gestão da Prefeitura de Cáceres, referentes a 2016, sob a responsabilidade do prefeito Francis Maris Cruz, receberam parecer favorável à aprovação pelo Pleno do Tribunal de Contas.
Em sessão ordinária na terça-feira (5), os membros do colegiado acompanharam voto-vista da conselheira interina Jaqueline Jacobsen, que afastou irregularidade apontada como gravíssima pelo Ministério Público de Contas e pelo conselheiro relator, Moises Maciel, que tratava de restos a pagar sem suficiência financeira para quitação.
No entendimento da conselheira Jaqueline Jacobsen, o caixa do município detinha disponibilidade financeira suficiente para cobertura das insuficiências encontradas nas Fontes 101 e 102, por intermédio dos recursos da Fonte 100, os quais são recursos desvinculadosque podem ser utilizados para cobrir o saldo negativo dessas outras fontes. “Portanto, constato que, no caso em análise, não ocorreu a indesejável rolagem de dívidaspara a próxima gestão, dessa forma, concluo que não houve o descumprimento do artigo 42 da LRF”, reforçou a conselheira.
Inicialmente, a equipe de auditoria constatou restos a pagar processados, nas fontes 101 (Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos - Educação) e 102 (Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos – Saúde), nos últimos dois quadrimestres do mandato, sem disponibilidade financeira. Após defesa do gestor, porém, a equipe de auditoria, considerando o saldo financeiro da Fonte 100, constatou que não houve irregularidade em relação ao disposto no artigo 42 da LRF, uma vez que o valor das despesas liquidadas e não pagas, provenientes dos empenhos realizados entre 01/05/2016 a 31/12/2016, totalizou R$ 117.109,77, frente ao saldo financeiro de R$ 12.415.199,90.

ELISEU L. MONTEIRO disse:
13 de DezembroIsto é resultado de um trabalho com ququalidade, honestidade que o governo Francis Maris, a Secretaria de finanças, coordenação contábil e equipes tem demonstrado para nossa cidade de Cáceres e para provar que existe gestores que tem esperança de mudar a realidade da vida das pessoas para melhor de verdade. Isso é só começo.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal