Cláudio Cordeiro
Antes e depois, tratamentos milagrosos, promessas, descontos, promoções, valores de procedimentos, fotos de pacientes. Você sabia que essas são algumas das coisas proibidas quando se trata de marketing e divulgação médica?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) elaborou o Manual de Publicidade Médica para guiar todos os médicos, independente da especialidade. Sendo assim, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) é responsável por monitorar todo e qualquer material de divulgação médica. E esse monitoramento é rigoroso, principalmente em Mato Grosso.
Surge então a dúvida: o que fazer quando uma das principais ferramentas de busca e pesquisa acaba sendo a internet? Um planejamento detalhado e muito bem estudado deve ser feito por nós comunicadores para esses clientes da área da saúde.
A primeira coisa a se pensar é que as pessoas buscam informação muito mais do que promessas nessa área. Sendo assim, a primeira grande estratégia é estimular a produção de conteúdo relevante sobre assuntos que são bastante procurado em cada especialidade médica.
Quando uma pessoa buscar determinado assunto na internet é importante que o médico se torne referência, conquiste a confiança e ainda se aproxime do público, criando uma relação de confiança, por vezes, antes mesmo de um contato pessoalmente.
É importante lembrar que assim como o profissional, o papel do comunicador quando se trata da saúde, é de fato levar informação certeira, verdadeira e com muito cuidado. Afinal, tem influência direta na vida de quem recebe essa informação.
Sendo assim, o papel do publicitário é estudar a fundo essas especificidades da divulgação médica e ser um catalizador daquilo que é importante. Isso acaba se tornando um desafio para nós profissionais, que devemos inovar, criar e executar respeitando os objetivos e metas de cada cliente.
Buscar uma consultoria de marketing ou uma assessoria de imprensa especializada em saúde e na divulgação de conteúdo na mídia On/Off torna-se de fato muito importante para que as ações sejam éticas, dentro das regras e apresentem resultados eficazes para os médicos.
Cláudio Cordeiro é Publicitário, Advogado e Presidente da Gonçalves Cordeiro.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800