Onofre Ribeiro
Em 2015 durante o Seminário Paex, na Fundação Dom Cabral, na última palestra o professor que falou durante duas horas. Traçou um cenário de Brasil e do mundo absolutamente convincentes. De tudo, o que mais gostei foi a afirmação de que os próximos 50 anos serão do Brasil pra investimentos em infraestrutura de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. Além de questões ligadas aos temas ambientais e questões minerais.
Porém, a ressalva: o mundo nunca teve tanto dinheiro pra investimentos, mas o Brasil assusta pela insegurança jurídica causada por um Estado complicador, burocrático e tomado por ideologias ultrapassadas. Lembrou o professor: o mundo não compreende como meia dúzia de sem-terra ou de índios paralisam a obra de uma usina hidrelétrica em dia com a papelada burocrática. Pior: ainda encontram sustentação ideológica e oportunista em instituições públicas e privadas.
Não pude deixar de me lembrar do presidente francês, Charles De Gaule, em visita em Brasil em 1964: “O Brasil não é um país sério!”.
Continua não sendo. Mas com o fim do ciclo da esquerda e a paralisia econômica que arrasou a indústria, por exemplo, viu-se o tamanho e des-necessidade do gigantesco Estado brasileiro nos processos do país. Pois bem. Com a economia voltando a crescer. Com a esquerda fora do cenário de poder, com as crises mundiais, o mundo volta a se interessar pelo Brasil. Isso significa investimentos mundiais em setores que obrigatoriamente terão que ser privatizados.
Não adianta o corporativismo político e partidário tentar barrar essa onda. Os partidos e os políticos terão que aprender a trabalhar sem a muleta generosa dos cofres públicos.
Nesse caso, entra Mato Grosso como uma potência produtora de alimentos. Mas precisa sair da fase primária para agregar valor, gerar bons empregos e arrecadar mais, além de atrair investimentos de tecnologia.
Sobre isso e a política de 2017 pretendo falar no artigo de amanhã.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800