Onofre Ribeiro
Em 2015 durante o Seminário Paex, na Fundação Dom Cabral, na última palestra o professor que falou durante duas horas. Traçou um cenário de Brasil e do mundo absolutamente convincentes. De tudo, o que mais gostei foi a afirmação de que os próximos 50 anos serão do Brasil pra investimentos em infraestrutura de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. Além de questões ligadas aos temas ambientais e questões minerais.
Porém, a ressalva: o mundo nunca teve tanto dinheiro pra investimentos, mas o Brasil assusta pela insegurança jurídica causada por um Estado complicador, burocrático e tomado por ideologias ultrapassadas. Lembrou o professor: o mundo não compreende como meia dúzia de sem-terra ou de índios paralisam a obra de uma usina hidrelétrica em dia com a papelada burocrática. Pior: ainda encontram sustentação ideológica e oportunista em instituições públicas e privadas.
Não pude deixar de me lembrar do presidente francês, Charles De Gaule, em visita em Brasil em 1964: “O Brasil não é um país sério!”.
Continua não sendo. Mas com o fim do ciclo da esquerda e a paralisia econômica que arrasou a indústria, por exemplo, viu-se o tamanho e des-necessidade do gigantesco Estado brasileiro nos processos do país. Pois bem. Com a economia voltando a crescer. Com a esquerda fora do cenário de poder, com as crises mundiais, o mundo volta a se interessar pelo Brasil. Isso significa investimentos mundiais em setores que obrigatoriamente terão que ser privatizados.
Não adianta o corporativismo político e partidário tentar barrar essa onda. Os partidos e os políticos terão que aprender a trabalhar sem a muleta generosa dos cofres públicos.
Nesse caso, entra Mato Grosso como uma potência produtora de alimentos. Mas precisa sair da fase primária para agregar valor, gerar bons empregos e arrecadar mais, além de atrair investimentos de tecnologia.
Sobre isso e a política de 2017 pretendo falar no artigo de amanhã.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Meta é estar entre os cinco primeiros, diz vice-governador sobre Educação
Ação do MP: Justiça manda prefeitura regularizar transporte escolar
Avanços: Governo de MT lança pacote de serviços digitais
Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas