Da Redação - FocoCidade
A Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso (ZPE), em construção no município de Cáceres desde maio de 2017, estando na patamar de 10% de execução, é a aposta do prefeito Francis Maris para o desenvolvimento da região.
Os trabalhos são tocados pela empresa Primus Incorporação e Construção Ltda com investimento do Governo para implantação da zona aduaneira em cerca de R$ 15 milhões. As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) são distritos industriais que possibilitam a comercialização de mercadorias com isenção fiscal. A escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à localização estratégica, que possibilita o transporte dos produtos via Oceano Pacífico.
As obras são acompanhadas pelo Estado. Na sexta-feira (17) o secretário de Estado das Cidades (Secid-MT), Wilson Santos, visitou as obras de infraestrutura urbana que estão em andamento no município, provenientes de convênio e contratos firmados com o Governo. A vistoria foi acompanhada pelo prefeito Francis Maris, secretários municipais, empresários e parlamentares.
O principal objetivo da vistoria foi sanar dúvidas sobre o cronograma dos trabalhos no local. Conforme Wilson, inconsistências no projeto executivo prejudicaram o avanço dos serviços, mas o problema foi sanado e as obras vão ganhar mais celeridade. “O projeto possuía algumas inconformidades que já foram resolvidas pela equipe técnica da Secid e da empresa Primus. Cobramos duramente os empresários que se comprometeram a dar um ritmo mais acelerado aos trabalhos para conclusão no próximo ano”, disse.
Presente no canteiro de obras, o empresário e proprietário da Primus, Robério Garcia, firmou compromisso com a Secid e prefeitura de Cáceres, de acelerar os trabalhos da ZPE. “Os reajustes no projeto foram realizados e agora os trabalhos vão voltar ao ritmo normal, mais célere que o atual. Vamos contratar quantos trabalhadores for necessário para honrar o contrato e entregar a obra dentro do cronograma previsto”, garantiu.
De acordo com o engenheiro da empresa, Pedro Pereira, a drenagem está aproximadamente 80% executada. Também já foram realizadas as funções (bases) para iniciar os trabalhos de edificação em alvenaria das três guaritas e cinco prédios previstos no projeto. "Com o levantamento dos prédios a população já poderá ter mais visibilidade da obra. Vamos aproveitar o período chuvoso, onde não podemos mexer em drenagem, e erguer as edições", explicou.
A ZPE de Cáceres será construída em uma área de 239,68 hectares, dividida em cinco módulos. O espaço terá capacidade para abrigar cerca de 230 indústrias, principalmente das áreas de agronegócio e alimentação. Entre as obras previstas na primeira fase dos trabalhos estão o prédio administrativo da ZPE, um restaurante, o bloco da Receita Federal, um pátio de manobra, além da guarita principal de pedestre, guarita principal de veículos, guarita secundária de veículos e um galpão. Também estão previstas a construção da rede de água, uma Estação de Tratamento de Esgoto, drenagem, além de estações elétricas.
Outras obras
Durante visita ao município de Cáceres, o secretário Wilson Santos também visitou as obras de implantação de academias ao ar livre que são instaladas em parceria com o Rotary. A cidade receberá 14 conjuntos de equipamentos para atividades físicas e lazer.
O grupo ainda passou pelas obras de pavimentação da Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Aeroporto, que está 90% executada. Os trabalhos são tocados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) e devem ser entregues até dezembro de 2017.
O prefeito Francis, que acompanhou as visita, enfatizou que continuará a acompanhar e cobrar o bom andamento e a qualidade das obras no município. “Quero agradecer ao governador Pedro Taques por lembrar de Cáceres com carinho e tirar do papel essas obras que por muito tempo aguardamos. Vamos continuar acompanhando e cobrando, principalmente das empresas, para garantir o término de todas as construções na nossa cidade” disse. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan