Da Assessoria
A “Espinha Bífida” é uma doença pouco conhecida, porém muito sofrida para a criança que nasce com a patologia, e para seus familiares. A causa é a malformação congênita localizada na coluna vertebral, que se desenvolve nas primeiras semanas de gravidez, quando a parte exterior da coluna do embrião não se fecha corretamente.
Existem três tipos de Espinha Bífida: Oculta (sem lesões nas meninges e medula), Meningocele (pouco comprometimento neurológico) e Mielomeningocele (forma mais comum e também a mais grave).
Em Cuiabá desde 2004, existe a Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEB-MT), atualmente a entidade auxilia de forma direta cerca de 170 pessoas com a patologia, e indiretamente mais de 660, a maioria delas em situação de vulnerabilidade social.
Preocupada com o bem-estar dos usuários e sabendo das limitações dos mesmos, a voluntária e amiga da AEB-MT, Núbia Patrícia Oliveira, pensou em como poderia ajudar a instituição, e de uma conversa informal com os amigos cantores Vander e Wagner e o produtor musical Marcos Costa, resolveram elaborar um projeto para ajudar a Associação.
Daí nasceu a I VIOLADA SOLIDÁRIA AEB. Depois vieram os parceiros que se sensibilizaram e se propuseram a fazer parte dessa ação. A proposta é que, com a renda do show seja possível atender às demandas da entidade, como por exemplo: aquisição de fraldas descartáveis infantis e geriátricas, bem como, sondas de alívio para os portadores da doença, pagamentos das despesas fixas (energia, água, telefone), despesas com alimentação para receber os associados de outros municípios e seus acompanhantes, que vem a Cuiabá para tratamento médico, também despesas com combustível para o micro-ônibus e um veículo de passeio, que atendem às necessidades da Associação.
A I Violada Solidária acontecerá no dia 25 de novembro, às 20h, na Associação Médica em Cuiabá, localizada na Estrada do Moinho. A noite será animada com muita música pelas seguintes atrações: os cantores Poente Paz, Roberto Lucialdo, Rômulo Costa, as duplas Vander e Wagner, Jonathan e Adam, e o trio Pescuma, Henrique e Claudinho. O valor da entrada é de R$ 30,00 (trinta reais) e pode ser adquirida pelos telefones: (65) 99959-1562/ 99940-5027/ 99218-9098/ 3663-3745.
“É importante ressaltar, que todas essas atrações musicais são voluntárias, assim como toda equipe organizadora. Buscamos parceiros e apoiadores que abraçaram a causa e acreditam no sucesso do evento”, destacou Núbia Oliveira, idealizadora do ação.
“A Associação vem se mantendo por meio de doações e eventos, como a tradicional Feijoada AEB, que este ano realizou sua terceira edição. Todo o dinheiro arrecadado é utilizado para gastos emergenciais e essenciais para sustentar a entidade. Esse evento veio em boa hora e irá nos ajudar muito”, garante Abimael Costa Melo, presidente da AEB-MT.
Uma das preocupações da entidade é poder atender às pessoas com a patologia, por meio do repasse de materiais de suma importância em suas vidas, como por exemplo: as fraldas descartáveis e as sondas de alívio, uma vez que, por terem paralisia nos membros inferiores, isto causa problemas de incontinência urinária e fecal. Cada usuário utiliza de 10 a 12 pacotes de fraldas descartáveis e 150 sondas de alívio, em média, ao mês.
As causas da espinha bífida ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que estejam relacionadas com fatores genéticos ou deficiência materna de ácido fólico e zinco, diabetes materna ou ingestão de álcool durante os primeiros 03 meses de gravidez. Originando assim, problemas como: paralisia nas pernas, alterações da sensibilidade abaixo da lesão, problemas na locomoção, incontinência urinária e fecal e problemas de aprendizagem.
A doença não tem cura, mas pode ser tratada com cirurgia para reintroduzir e fechar o defeito na coluna vertebral, embora nem sempre as complicações possam ser evitadas com esta cirurgia. A fisioterapia para espinha bífida também é uma importante ajuda no tratamento, para promover a independência da criança.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal