Da Redação - FocoCidade
As vendas de fim de ano deverão projetar um cenário de recuperação no comércio, com aposta do setor de superação das expectativas em relação ao crescimento dos negócios.
Isso porque o o setor varejista prevê que o Natal 2017 será o melhor desde 2013, ajudando a aliviar perdas e alavancar negócios que vinha sofrendo nos últimos quatro anos. De acordo com o presidente da União dos Lojistas de Shopping Centers de Mato Grosso (Unishop), Geraldo Prado, a recuperação do consumo se dá pela baixa inflação, queda de juros, recuperação do mercado de trabalho e da confiança do consumidor, que está menos receoso de comprar e assumir prestações.
“Tudo isso tem entusiasmado os lojistas, já que será o primeiro ano com expectativa positiva. Estimamos um crescimento de 7% das vendas se comparado ao natal de 2016”, revela Prado. “Agora nossa orientação é para que o lojista se prepare com a manutenção do estoque e com o treinamento da equipe que irá atender esse público que retorna às compras” aconselha.
Segundo o presidente da Associação dos Lojistas do Shopping 3 Américas (Alta), Hamilton Carlos Delucci Júnior, com o ano de 2017 quase no fim e os indicadores econômicos mais positivos, o otimismo começa a tomar conta dos lojistas, que já colhem frutos das vendas no decorrer de 2017, além disso a esperança é de aumento no resultado do final de ano, que representa o melhor período para o varejo.
“Com a chegada das férias escolares e festas do final do ano o movimento no shopping cresce e a expetativa de crescimento nas vendas também”, conta. “Estamos aguardando aumento das vendas em todo o shopping”, aponta.
Para atender os clientes que estão recuperando a confiança, o shopping se prepara para recebê-los nesta época do ano. Após se despedir da Galinha Pintadinha, que foi a atração do mês das crianças, o shopping será decorado com motivos de natal e muitas novidades ainda estão por vir, como o Black Friday.
Diviane Lima, gerente da loja Damyller do 3 Américas, informa que percebeu ao longo do ano que as vendas estiveram melhores do que as registradas em 2016 e agora com a chegada das festas de final de ano o movimento do shopping cresce e com isso, as possibilidade s de vendas. “Nossa expectativa é que o aumento seja de 30% em novembro e dezembro comparado aos dois meses de 2016, que foi bem difícil”, avalia.
Outra que está animada com a chegada do período mais movimentado do ano é a responsável pela loja Arezzo do 3 Américas, Izabella Rodrigues. “Acredito que conseguiremos de 10 a 15% de crescimento no aumento no número de vendas”, estima.
Consumidores
Até mesmo os consumidores enxergam um horizonte mais positivo para 2018, com retorno dos investimentos, embora 2017 ainda tenha sido de corte nos gastos, com o arrocho salarial decorrente da inflação dos últimos anos.
Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) brasileiro atingiu 83,7 pontos em outubro, com alta de 3,9 pontos em relação a outubro de 2016.
O índice que mede a confiança do consumidor cuiabano, realizado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio/MT), também registrou alta de 4,1 pontos em outubro, chegando a 75,9 pontos no ano. O índice ainda é considerado insatisfatório porque está abaixo da linha divisória de 100 pontos, no entanto Fecomércio, no entanto, avalia que as famílias estão recuperando a confiança, mesmo que lentamente. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Justiça Eleitoral anuncia segurança reforçada com 500 profissionais
Senadores de Mato Grosso destacam primeiro curso de medicina em Barra
TSE: eleitores devem ficar atentos aos temas abordados na propaganda
Lúdio: apoio de pescadores à luta contra polêmica lei que proíbe pesca
Campanha: Michelle Bolsonaro diz que Abilio e Vânia vão cuidar da família
Inmet prevê tempestade em áreas do Sudeste e Centro-Oeste
TRE destaca: Ouvidoria Eleitoral realiza 5.301 atendimentos em 2024
Cúpula dos BRICS+ em Kazan: quais os riscos e as oportunidades para as empresas?
O câncer de mama e o poder das terapias integrativas
Estudo: mercado imobiliário movimenta mais de R$ 1 bi no 3º trimestre