• Cuiabá, 18 de Outubro - 00:00:00

No enfrentamento da crise, comércio aposta no crescimento das vendas de fim de ano


Da Redação - FocoCidade

As vendas de fim de ano deverão projetar um cenário de recuperação no comércio, com aposta do setor de superação das expectativas em relação ao crescimento dos negócios.

Isso porque o o setor varejista prevê que o Natal 2017 será o melhor desde 2013, ajudando a aliviar perdas e alavancar negócios que vinha sofrendo nos últimos quatro anos. De acordo com o presidente da União dos Lojistas de Shopping Centers de Mato Grosso (Unishop), Geraldo Prado, a recuperação do consumo se dá pela baixa inflação, queda de juros, recuperação do mercado de trabalho e da confiança do consumidor, que está menos receoso de comprar e assumir prestações.

“Tudo isso tem entusiasmado os lojistas, já que será o primeiro ano com expectativa positiva. Estimamos um crescimento de 7% das vendas se comparado ao natal de 2016”, revela Prado. “Agora nossa orientação é para que o lojista se prepare com a manutenção do estoque e com o treinamento da equipe que irá atender esse público que retorna às compras” aconselha.

Segundo o presidente da Associação dos Lojistas do Shopping 3 Américas (Alta), Hamilton Carlos Delucci Júnior, com o ano de 2017 quase no fim e os indicadores econômicos mais positivos, o otimismo começa a tomar conta dos lojistas, que já colhem frutos das vendas no decorrer de 2017, além disso a esperança é de aumento no resultado do final de ano, que representa o melhor período para o varejo.

“Com a chegada das férias escolares e festas do final do ano o movimento no shopping cresce e a expetativa de crescimento nas vendas também”, conta. “Estamos aguardando aumento  das vendas em todo o shopping”, aponta.

Para atender os clientes que estão recuperando a confiança, o shopping se prepara para recebê-los nesta época do ano.  Após se despedir da Galinha Pintadinha, que foi a atração do mês das crianças, o shopping será decorado com motivos de natal e muitas novidades ainda estão por vir, como o Black Friday.

Diviane Lima, gerente da loja Damyller do 3 Américas, informa que percebeu ao longo do ano que as vendas estiveram melhores do que as registradas em 2016 e agora com a chegada das festas de final de ano o movimento do shopping cresce e com isso, as possibilidade s de vendas. “Nossa expectativa é que o aumento seja de 30% em novembro e dezembro comparado aos dois meses de 2016, que foi bem difícil”, avalia.

Outra que está animada com a chegada do período mais movimentado do ano é a responsável pela loja Arezzo do 3 Américas, Izabella Rodrigues. “Acredito que conseguiremos de 10 a 15% de crescimento  no aumento no número de vendas”, estima.

Consumidores

Até mesmo os consumidores enxergam um horizonte mais positivo para 2018, com retorno dos investimentos, embora 2017 ainda tenha sido de corte nos gastos, com o arrocho salarial decorrente da inflação dos últimos anos.

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) brasileiro atingiu 83,7 pontos em outubro, com alta de 3,9 pontos em relação a outubro de 2016.

O índice que mede a confiança do consumidor cuiabano, realizado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio/MT), também registrou alta de 4,1 pontos em outubro, chegando a 75,9 pontos no ano. O índice ainda é considerado insatisfatório porque está abaixo da linha divisória de 100 pontos, no entanto Fecomércio, no entanto, avalia que as famílias estão recuperando a confiança, mesmo que lentamente. (Com assessoria)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: