Da Assessoria
Casarões que abrigaram os principais personagens da história mato-grossense, igrejas de tradições centenárias, calçadões que serviram de caminho para o ouro, para a arte, para o povo. Cuiabá, que comemora 300 anos em 2019, começa a contar oficialmente a sua história.
Neste mês de outubro, o Centro de Cuiabá será o foco das atenções com a ação “Projetando na História: valorizando o Centro Histórico de Cuiabá”, realizado pela Associação Angeli e parcerias com o Poder Público. Três igrejas antigas da Capital vão expor painéis que contam a história e a importância de cada uma delas, além disso, receberão apresentações culturais e projeções luminosas dinâmicas e estáticas.
Conforme explica o secretário de Cultura do Município, Franscico Vuolo, a preocupação do projeto é de chamar a atenção para os monumentos históricos, utilizando-os como chamariz para os destinos patrimoniais.
“A participação da Prefeitura Municipal no projeto 'Projetando na História' é de suma importância a partir de três aspectos: o primeiro é a valorização do centro histórico, que é o berço da cidade de Cuiabá; o segundo, são as projeções nas três das principais igrejas que temos na Capital, representando a grande religiosidade do povo cuiabano. E o terceiro elemento é a primeira fase do Cuiabá dos 300 anos”, destaca o secretário municipal de Cultura, Francisco Vuolo.
A presidente da Associação Angeli, Leane Mozer, conta ainda que a Igreja Bom Despacho receberá uma nova pintura, por meio do projeto. “O intuito é de recuperar, passo a passo, a beleza do centro de Cuiabá. Queremos trazer as famílias de volta para o centro, para que passem a visitar nossa história, reconhecendo a beleza de nossos patrimônios”, falou.
PROGRAMAÇÃO – O projeto será lançado neste domingo na Igreja São Benedito, 1º de outubro, às 19h, e visa aproximar a população cuiabana da história de Cuiabá. As igrejas históricas Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora do Bom Despacho também receberão, durante 30 dias, a iluminação especial e a programação cultural, em sistema rotativo.
A programação deste domingo contará com apresentações do Instituto Flauta Mágica, que fará um concerto; apresentação da banda Cerrado Groove com Henrique Malouf; e a atração Chuva de Poesias, com Luciane Carvalho.
OUTUBRO ROSA - Outras atividades paralelas à ação da Associação Angeli também serão desenvolvidas como a conscientização da saúde da mulher, temática que inspira o Outubro Rosa, que contará com espaço na programação da Associação Angeli. Na ocasião, serão distribuídos lacinhos rosa.
As programações culturais realizadas pela Associação Angeli durante o mês de outubro contam com apoio da Prefeitura de Cuiabá, do Governo do Estado de Mato Grosso e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso através do deputado estadual Mauro Savi. "A cultura deve sempre ser prestigiada. Mas me sensibilizei especialmente por este projeto porque resgata a história. Visto que o povo que não tem memória, não tem história", falou Mauro Savi.
PROGRAMAÇÃO | DOMINGO | 01 DE OUTUBRO | IGREJA SÃO BENEDITO
19h - Missa
20h - Lançamento do Projeto: Valorização do Centro Histórico de Cuiabá: Projetando na História e Campanha Outubro Rosa
Atrações: Flauta Mágica, Cerrado Groove com Henrique Malouf e Chuva de Poesias com Luciane Carvalho.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Cuiabá inaugura estúdio público: avanço à produção musical regional
INSS divulga calendário de pagamentos para 2025
A aberração do Orçamento Secreto segue de pé
O segredo para ser um empreendedor mais produtivo
Tutores de pets serão obrigados a pagar imposto sobre seus animais?
Como se Planejar para as Despesas de Início de Ano
Um Conto de Natal
Cuiabá confirma funcionamento do Restaurante Popular durante festividades
Governo edita decreto para disciplinar uso da força em ações policiais
Decisão: pai é condenado a 70 anos de prisão por abusar da filha