Onofre Ribeiro
Piora dia após dia o quadro clínico da política no país.
Surgem soluções ou propostas no desespero. O Congresso Nacional perdeu a capacidade de produzir formulações cívicas e entrou na onda do salve-se quem puder pensando nas eleições e nas reeleições de 2018.
Uma das soluções que se levantam é a volta dos militares para retomarem o poder e restaurar a normalidade democrática. O país suportou as gestões do Partido dos Trabalhadores e a democracia não derreteu. Por mais esforços que fizessem. Logo, o que está em jogo não é a democracia.
O que está em jogo é a restauração do espírito de nação perdido nesses últimos anos. Agravadíssimo na lamentável gestão Michel Temer. Hoje abaixo dos 5% de aprovação popular.
Então, voltemos à possibilidade dos militares como uma das tantas soluções. Em 1964 bastou uma campanha forte nos poucos jornais da época contra a frágil esquerda e derrubou-se um presidente fraco e seu governo desgovernado. As baionetas e os tanques na rua intimidaram a sociedade, ajudadas pelos desfiles de alienadas senhoras católicas nas avenidas carregando faixas que receberam prontas de setores empresariais que apoiavam o movimento militar.
Hoje com uma mídia ampla, as redes sociais, a internet e a democracia mais fortalecida, difícil convencer a totalidade da opinião pública pra apoiar a direção dos militares, ou qualquer outra. É outro país, outro ambiente político, outra sociedade, outra economia. E o mundo já não é mais o mesmo polarizado entre comunistas e não comunistas.
O caminho da reconstrução do Brasil não será por outro caminho que não seja o do voto. Se nas eleições de 2018 os eleitores não conseguirem varrer a praga política atual, será em 2022, ainda que seja muito grande e perigoso o atraso de quatro anos. No mundo atual, quatro anos é uma eternidade. Contudo, melhor do que nada.
Seja como for, nem militares, nem soluções que não sejam democráticas e sensatas, à altura do peso do Brasil frente ao mundo. O assunto continuará.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
onofreribeiro@onofreribeiro.,com.br www.onofreribeiro.com.br

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800