Onofre Ribeiro
Piora dia após dia o quadro clínico da política no país.
Surgem soluções ou propostas no desespero. O Congresso Nacional perdeu a capacidade de produzir formulações cívicas e entrou na onda do salve-se quem puder pensando nas eleições e nas reeleições de 2018.
Uma das soluções que se levantam é a volta dos militares para retomarem o poder e restaurar a normalidade democrática. O país suportou as gestões do Partido dos Trabalhadores e a democracia não derreteu. Por mais esforços que fizessem. Logo, o que está em jogo não é a democracia.
O que está em jogo é a restauração do espírito de nação perdido nesses últimos anos. Agravadíssimo na lamentável gestão Michel Temer. Hoje abaixo dos 5% de aprovação popular.
Então, voltemos à possibilidade dos militares como uma das tantas soluções. Em 1964 bastou uma campanha forte nos poucos jornais da época contra a frágil esquerda e derrubou-se um presidente fraco e seu governo desgovernado. As baionetas e os tanques na rua intimidaram a sociedade, ajudadas pelos desfiles de alienadas senhoras católicas nas avenidas carregando faixas que receberam prontas de setores empresariais que apoiavam o movimento militar.
Hoje com uma mídia ampla, as redes sociais, a internet e a democracia mais fortalecida, difícil convencer a totalidade da opinião pública pra apoiar a direção dos militares, ou qualquer outra. É outro país, outro ambiente político, outra sociedade, outra economia. E o mundo já não é mais o mesmo polarizado entre comunistas e não comunistas.
O caminho da reconstrução do Brasil não será por outro caminho que não seja o do voto. Se nas eleições de 2018 os eleitores não conseguirem varrer a praga política atual, será em 2022, ainda que seja muito grande e perigoso o atraso de quatro anos. No mundo atual, quatro anos é uma eternidade. Contudo, melhor do que nada.
Seja como for, nem militares, nem soluções que não sejam democráticas e sensatas, à altura do peso do Brasil frente ao mundo. O assunto continuará.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
onofreribeiro@onofreribeiro.,com.br www.onofreribeiro.com.br
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas
A proteção das crianças na Internet: indefinição jurídica que enfraquece a responsabilização e favorece a impunidade
Como a Lei do Bem pode ajudar a reduzir a fuga de cérebros no Brasil
Governador prorroga Programa de Incentivo à Cultura do Algodão até 2032