Allan Kardec
Nesse dia 21 de setembro, o Coxipó completa 88 anos. É uma data muito importante para todos nós que amamos essa região de Cuiabá e também valorizamos a nossa história.
A data se deve ao fato de que o Coxipó foi elevado à condição de Distrito pela Lei Municipal 1.021, de 21 de setembro de 1929. Foi denominado à época de Distrito de Coxipó da Ponte, por conta da ponte de ferro que é uma das marcas dessa região.
Terra dos Coxiponés, esse é também o primeiro núcleo de povoamento não índio de Cuiabá. Por lá já passavam os bandeirantes entre os anos de 1673 e 1682 rumo ao arraial da Forquilha, sendo que, somente em 1719, Paschoal Moreia Cabral lavrou a ata que é considerada o marco da fundação da atual Capital de Mato Grosso.
Testemunha da história, a região é o local que vivo desde criança e que escolhi para viver. Já são mais de 100 bairros abrangidos e mais de 60 mil pessoas que fazem desse local a sua morada.
Esse momento é um tempo de comemoração no sentido original da palavra, que significa lembrar ou celebrar junto. Também é um momento de refletir acerca da situação atual e do futuro da região. Por isso, não podemos deixar de dizer que muita coisa ainda precisa ser feita pelo poder público, que tem o dever de ser o indutor do desenvolvimento.
A Ponte Benedito Figueiredo, na Avenida Engenheiro Quidauguro, deve ter uma solução definitiva para ligar os bairros Praeirinho e Coophema. Ela ajuda a desafogar o trânsito na Fenando Corrêa, sendo usada por milhares de pessoas diariamente.
Falta também lazer para a população, inclusive com a revitalização do Parque Zé Bolo Flô e o Espaço Silva Freire. Precisamos de obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica e saneamento, além da construção de creches, escolas e postos de saúde e a tão sonhada revitalização do Rio Coxipó, onde brinquei muito quando era criança.
Já cobrei essas demandas quando era vereador por Cuiabá e agora continuarei cobrando como deputado estadual enquanto essas questões não forem resolvidas. Mas o momento é de comemoração. Por isso, viva o Coxipó da Ponte. Viva os Coxiponés.
Allan Kardec é professor da rede estadual e está deputado estadual.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800