Onofre Ribeiro
A data de hoje, dedicada à independência do Brasil, é muito oportuna pra uma série de reflexões. Estamos dentro dum barco descendo rápido em direção à cachoeira. Não parece possível frear a canoa e nem salvar a maioria dos tripulantes. Isso está ligado à degradação que se instalou ao longo do tempo, começando lá na Colônia e estendendo-se até agora. É muito tempo de construção de uma nação para o uso de poucos que secularmente a conduzem. Melhor: dão-se o nome de administradores.
Passados 195 anos ainda lutamos pra construir um projeto de nação. Quem estudou a História do Brasil, sabe que desde então houve muitas fases e muitas oportunidades de modernidade. Mas todas foram sabotadas. Propositalmente!
Neste começo de século 21 o mundo já encontrou os seus rumos na maioria dos países. Restam aqueles periféricos como o Brasil, na África, na Ásia e nas Américas. Cada um pelas suas razões, mas todos vítimas das suas lideranças das elites políticas e econômicas.
A independência repete-se todos os anos como uma data simbólica de libertação do domínio português em 7 de setembro de 1822. O Brasil saiu do domínio português e caiu no domínio das suas elites idiotas que construíram daí por diante um domínio hereditário para si e pros seus.
Em 2003 instalou-se no país o salve-se quem puder. Evoluiu muito. Degradou em 2015 e terminou uma fase do ciclo em 2016. Mas não acabou. O achado de malas de dinheiro da corrupção roubados da sociedade mostram a banalização de R$ 51 milhões assaltados por políticos dos partidos dominantes. Um choque! Nada mais. A sociedade foi pacientemente desmobilizada pelos políticos e pelos seus partidos pra um domínio construído com muita competência.
Nada ou quase nada vai acontecer. A próxima partida de um futebol medíocre qualquer ou uma telenovela idiotizada levará todo mundo pro sofá numa torcida insana e alienadora. Independência e liberdade onde? 195 anos e passaram...!
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
onofreribeiro@onofreribeiro.copm.br www.onofreribeiro.com.br

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande