Da Redação - FocoCidade
Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do ministro Luiz Fux, concedeu liminar na sexta-feira (19), determinando o retorno ao comando de Planalto da Serra à prefeita Angelina Pereira (PSDB). A decisão se estende ao vice-prefeito, Marcos Sampaio Rodrigues.
Tribunal Regional Eleitoral (TRE) havia cassado o mandato da chapa vencedora por abuso de poder econômico. Foram acusados de distribuir moldes de próteses dentárias para a população na campanha de 2016.
A ação, conforme a denúncia, pontua vantagem de Angelina no pleito, considerando a distribuição de 200 moldes de dentaduras aos eleitores.
A Justiça Eleitoral de primeira instância cassou o mandato da prefeita e do vice, e também declarou inelegibilidade por oito anos. TRE manteve a decisão, sendo assim interposto recurso junto ao TSE.
Na decisão do TSE, o ministro acentua que “destarte, a concessão de tal medida, in limine litis, visa a assegurar o direito líquido e certo da Impetrante, a fim de se evitarem a subtração, ainda que provisória, do exercício do mandato eletivo e as sucessivas alternâncias na chefia do Poder Executivo, as quais gerariam incertezas na população local e indesejada descontinuidade na gestão administrativa da municipalidade”.
Assinalou que "defiro o pleito liminar requerido em menor extensão , a fim de que Angelina Benedita Pereira e Marco Antônio Sampaio Rodrigues sema mantidos nos cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Planalto da Serra, ou, caso já tenham sido reconduzidos ao cargo, até que publicado o acórdão resultante do julgamento dos embargos de declaração".
Aguarda-se julgamento do processo.

João Alves disse:
19 de AgostoTem certeza que você entendeu a decisão, Sônia. Por que o só foi concedido prazo para ela ficar até a publicação do acórdão do TRE e não pra ficar no cargo até o fim do processo. Isso apenas para que a decisão não seja cumprida de imediato, mas espere a publicação que sai nos próximos dias.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal