Da Redação - FocoCidade
Tribunal de Contas do Estado (TCE) manteve parecer contrário à aprovação das contas anuais de governo do município de Arenápolis. O Requerimento de Revisão (processo nº 8605/2015) feito pelo prefeito de Arenápolis, José Mauro Figueiredo, e pela contadora do município, Maria Fernandes Beato, com a finalidade de reverter o parecer prévio contrário à aprovação das contas anuais de governo de 2015 do município, foi julgado improcedente pelo Pleno da Corte de Contas.
O conselheiro Valter Albano acolheu em parte o parecer do Ministério Público de Contas e teve seu voto acolhido por unanimidade do Tribunal Pleno, na sessão ordinária realizada nesta semana.
O parecer contrário à aprovação foi emitido em razão do déficit no resultado orçamentário sem que fossem adotadas as devidas providências capazes de reverter o quadro, além da indisponibilidade financeira para o cumprimento de obrigações de curto prazo e a queda do quociente da situação financeira em relação ao exercício anterior, o de 2014.
Os requerentes afirmaram que o déficit orçamentário de 2015, correspondente a 6,02% da receita arrecadada, o qual foi apontado pelo TCE-MT, teria sido calculado incorretamente, visto que a equipe técnica não considerou a disponibilidade financeira do exercício anterior e nem o valor correspondente a três parcelas do FEX que ingressaram somente em 2016 na conta do município.
Entretanto, conforme consta no voto, o relator do processo, conselheiro Valter Albano, destacou que a referida disponibilidade financeira em 2014, apontada pelo prefeito, não existe, já que o superávit foi obtido a partir de um cálculo equivocado. "Reafirmo o meu posicionamento de que o resultado da execução orçamentária do exercício de 2015 foi deficitário, correspondente a 6,02% da receita efetivamente arrecadada", frisou Valter Albano. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal