Onofre Ribeiro
Li nesta semana uma notícia de que a apresentadora de televisão Ana Maria Braga terá somente três anos de vida, se continuar fumando. A notícia me levou a uma conversa que tive com dona Maria Lygia de Borges e com o ex-governador Garcia Neto na sua chácara Bem Bom, em Chapada dos Guimarães, em outubro de 2009. Aliás, a nossa última conversa. No mês seguinte ele nos deixou. Passamos o dia juntos, eles, a família, Carmem e eu. No jantar, só nos quatro. Enquanto nos servíamos, ela me fez a pergunta: “Onofre, sabe o que é triste em na idade em que eu o Garcia estamos?”. “Não”, respondi. “É que quase todos os nossos amigos já partiram”. Confesso que fiquei emocionado. Logo depois ele partiria depois de breve doença.
Volto à Ana Maria Braga. Quem tem data estimada pra morrer cabe perguntar sobre a morte. Terá vivido o suficiente e cumprido a sua missão? No caso dela, não tem dúvidas. Por mais contradições que tenha cometido, é uma pessoa que ajuda outras pessoas viverem.
No caso de Garcia Neto, teve uma vida honrada e serviu à sociedade no tempo que lhe coube servir. Portanto, cumpriu a sua missão de vida. Imagino que esse seja o sentido da vida: cumprir a missão. Ponho-me em questionamentos todo no tempo: estrou cumprindo a minha missão? De outro modo a vida não tem sentido.
Há 12 anos meu filho Marcelo partiu aos 29 anos. Passados os traumas que sua morte nos causou na família, cabe-me perguntar: Marcelo cumpriu a sua missão? Tenho certeza de que cumpriu, ainda que sua vida tenha sido breve. Este artigo começa pelas duas citações do começo, pela do Marcelo, e também porque uma grande quantidade de amigos e amigas tem partido.
Sempre que recebo a notícia da passagem de um amigo ou amiga, me vem à cabeça imediatamente: cumpriu a sua missão? Na maioria dos casos, a reflexão me leva a crer que sim. Cada um cumpre ao seu modo. Alguns com mais dificuldades. Outros com menos. Outros sofrem uma barbaridade. Outros passam pela vida e levam sua missão com leveza. Cada um é cada um!
Enquanto espero que o meu tempo chegue, fico aqui observando e refletindo sobre essa missão de vida que é a missão de cada um. Por isso, cada dia é um dia de vida e um dia de missão. Dia após dia. Pra todos nós! Não importa quanto tempo vivermos.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande