• Cuiabá, 23 de Agosto - 2025 00:00:00

Deputado alerta para gravidade da paralisação dos hospitais filantrópicos


Da Redação - FocoCidade

Deputado José Domingos Fraga (PSD) saiu em defesa dos hospitais filantrópicos no Estado, que iniciaram na segunda-feira (7) paralisação de serviços e atendimentos. “Essa paralisação me preocupa muito. Eles atendem hoje 85% dos atendimentos da alta complexidade no Estado”, alertou o parlamentar durante sessão na noite de terça-feria (8).

Fraga pontuou compreender não ter o Governo a responsabilidade direta com o repasse de recursos, mas chamou atenção para a necessidade de ser encontrada solução, considerando a crise na saúde e a urgência do caso.  

“Se hoje, com os hospitais filantrópicos trabalhando, dezenas de pacientes já morrem à míngua, imaginem com eles parados! Eu sei que o governador não tem a obrigação de fazer essas transferências a esses hospitais, mas se trata de vida e vida não tem preço”, disse. 

A Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos do Estado de Mato Grosso (Fehosmt) destaca serem cinco hospitais filantrópicos que paralisaram serviços, com suspensão de recebimento de novos pacientes. 

A situação pode se agravar, já que os representantes dos hospitais avaliam uma paralisação total do atendimento, inclusive de urgência e emergência.

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio de nota nesta semana, assinalou não ter dívida com os hospitais filantrópicos, nem contratos diretos, e sim uma linha de apoio financeiro às prefeituras de Cuiabá e Rondonópolis. 

No Poder Legislativo, parlamentares como José Domingos e o líder do Governo, Dilmar Dal'Bosco (DEM), buscam interlocução e alternativas para resolução do quadro. (Com assessoria)  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: