Da Redação - FocoCidade
Deputado José Domingos Fraga (PSD) saiu em defesa dos hospitais filantrópicos no Estado, que iniciaram na segunda-feira (7) paralisação de serviços e atendimentos. “Essa paralisação me preocupa muito. Eles atendem hoje 85% dos atendimentos da alta complexidade no Estado”, alertou o parlamentar durante sessão na noite de terça-feria (8).
Fraga pontuou compreender não ter o Governo a responsabilidade direta com o repasse de recursos, mas chamou atenção para a necessidade de ser encontrada solução, considerando a crise na saúde e a urgência do caso.
“Se hoje, com os hospitais filantrópicos trabalhando, dezenas de pacientes já morrem à míngua, imaginem com eles parados! Eu sei que o governador não tem a obrigação de fazer essas transferências a esses hospitais, mas se trata de vida e vida não tem preço”, disse.
A Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos do Estado de Mato Grosso (Fehosmt) destaca serem cinco hospitais filantrópicos que paralisaram serviços, com suspensão de recebimento de novos pacientes.
A situação pode se agravar, já que os representantes dos hospitais avaliam uma paralisação total do atendimento, inclusive de urgência e emergência.
A Secretaria de Estado de Saúde, por meio de nota nesta semana, assinalou não ter dívida com os hospitais filantrópicos, nem contratos diretos, e sim uma linha de apoio financeiro às prefeituras de Cuiabá e Rondonópolis.
No Poder Legislativo, parlamentares como José Domingos e o líder do Governo, Dilmar Dal'Bosco (DEM), buscam interlocução e alternativas para resolução do quadro. (Com assessoria)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade