O seminário “Futuro da Logística em Mato Grosso”, numa parceria entre o Senado e a Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (7), prevê além dos debates a possibilidade de serem consolidados avanços. A expectativa é de que o Ministério dos Transportes valide as ordens de serviço para construção de oito pontes ao longo da BR-242, no trecho entre Nova Ubiratã e Querência, na região do Vale do Araguaia.
Nesse mesmo dia, está previsto o lançamento das obras de duplicação da BR-163, no trecho entre Cuiabá e Serra de São Vicente.
A duplicação desse trecho – o último de responsabilidade do Governo Federal – faz parte do processo de concessão da rodovia, ocorrido em 2014, na terceira etapa do Programa de Investimentos em Logística, do Governo Federal. O Ministério dos Transportes também fará o lançamento da Licitação dos Estudos de Componentes Indígenas da BR-242.
“O trabalho para viabilizar essas duas obras foi intenso. Com muito esforço foi possível desentravar uma série de procedimentos, ao mesmo tempo em que garantimos recursos para as obras. Mesmo com toda a crise fiscal que o país atravessa, Mato Grosso receberá investimentos para duas rodovias fundamentais” – disse o senador Wellington Fagundes (PR), presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem. Ambas as obras são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Os atos que beneficiarão a logística de Mato Grosso se darão durante realização do Seminário promovido em conjunto pelo Senado Federal, por meio das Comissões de Desenvolvimento Regional (CDR) e Senado do Futuro, e a Assembleia Legislativa. O encontro reunirá diversas autoridades ligadas ao segmento.
Para Fagundes, um Estado como Mato Grosso, de dimensões continentais e expressiva produção agropecuária, precisa estar permanentemente discutindo alternativas, perspectivas, cenários para planejar melhor o desenvolvimento logístico do Estado. “Por estar no centro do Brasil, as distâncias para os portos, para a exportação, para nós sempre são o grande problema. Ou seja: a logística de transporte para viabilizar o desenvolvimento do Estado é aquilo que nós temos trabalhado há tanto tempo e, por isso, queremos discutir alternativas para promover o desenvolvimento do nosso Estado” - salientou.
Participam do Seminário especialistas do Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Secretária de Programa de Parceria de Investimentos, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Movimento Pró–Logística; e Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog).
Também confirmaram presença a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Federação das Indústrias de Mato Grosso, Federação do Comércio do Estado e União das Câmaras Municipais de Mato Grosso. Foram convidados também representantes do Governo do Estado.
O seminário acontece nas dependências da Assembléia Legislativa e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil, pela TV Senado. Antes da abertura do Seminário, os participantes deverão realizar uma visita ao contorno Norte de Cuiabá. Posteriormente, na parte da tarde, a caravana fará visita à travessia urbana de Cuiabá e visita às obras da BR-163, entre a Serra de São Vicente, Jaciara, São Pedro da Cipa e Juscimeira. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
O valor das pequenas tradições em um mundo cada vez mais fragmentado
Adolescência, o desafio dos filhos e o aprendizado dos pais
Após ação do MP, PC prende vereador acusado de manter farmácia clandestina
Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade do ar em 5 estados e DF
Mendes anuncia aumento dos recursos do SER Família Habitação
Gefron desmantela facção em MT e apreende 101 kg de cocaína
Aviso do Estado: bloqueio total em trecho da avenida Miguel Sutil
Operação prende homem que se passava por policial federal
PC combate comércio ilegal e apreende três toneladas de pescado
Governo: mais 83 novos ônibus para transportar alunos do campo