Da Redação - FocoCidade
Governador Pedro Taques (PSDB) deve se reunir com o presidente Michel Temer em agosto com planos de buscar respaldo do Governo Federal para a conclusão das obras de pavimentação da BR-242, no trecho que liga Santiago do Norte ao município de Querência.
A reunião ocorreu no município de Nova Ubiratã, às margens da rodovia federal, e contou com a participação de 11 prefeitos da região, do governador Pedro Taques, do vice-governador Carlos Fávaro, do diretor de infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Garcia, deputados estaduais e federais, vereadores e outras autoridades regionais.
Durante a audiência pública, Taques ligou para o ministro de Relações Institucionais do Governo Federal, Antônio Imbassahy, que marcou uma reunião para os dias 08 e 09 de agosto, com o presidente Michel Temer, para debater a retomada das obras entre Santiago do Norte e Querência. Segundo o ministro, a ideia do presidente é que as obras sejam liberadas.
"O Governo de Mato Grosso estará junto com todos pela conclusão da BR-242, contem conosco. Vamos trabalhar muito para que essa rodovia se torne uma realidade. Conversei com o presidente Temer e ele disse que vai nos atender, juntamente com os ministros dos Transportes e do Meio Ambiente, para que os problemas desta obra sejam resolvidos", disse o governador.
Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga defendeu a realização de uma caravana municipalista para que os prefeitos do Vale do Araguaia, Norte e Médio Norte conheçam de ponta a ponta essa importante via de escoamento. “Os prefeitos precisam participar dessas iniciativas, pois estão na ponta e conhecem as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais”, destacou.
Taques destacou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) tem feito licenciamento em tempo recorde e disse esperar a mesma agilidade do Governo Federal. "Não é possível que uma licença ambiental demore 10 anos para ser liberada", ressaltou.
O governador também agradeceu a população local pelo apoio que tem dado ao Governo do Estado, como no caso da doação à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), dos projetos de construção de rodovias na região. Lembrou, ainda, o compromisso de ligar Sete Placas e Santiago do Norte à MT-130.
O vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, destacou que a BR é fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso e colocou a Sema à disposição, caso as licenças ambientais sejam levadas ao Estado. "Se conseguirmos levar esse licenciamento para a Sema, seremos rápidos e em 60 dias ele estará pronto. Daí fica a cargo do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) dar a ordem de serviços e concluir essa obra", afirmou.
O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, deputado federal Nilson Leitão, falou que as regiões Médio-Norte e Norte de Mato Grosso sofrem muito quando o assunto são obras estruturantes. "A BR-242 é tão importante para Mato Grosso e podemos comparar com o que foi a BR-163 há 30 anos atrás", destacou o parlamentar.
O prefeito de Nova Ubiratã, Valtecir José dos Santos, frisou que a obra é de extrema importância para a região, porque colocará o Médio-Norte em um novo patamar de desenvolvimento.
O senador Cidinho Santos destacou que vai trabalhar com os outros dois senadores de Mato Grosso, fazendo as articulações necessárias em Brasília (DF), principalmente no Ministério dos Transportes, a fim de agilizar a questão.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, ressaltou a importância da conclusão da BR-242. Destacou a ligação e integração com os estados de Goiás e Tocantins. Além disso, falou sobre uma caravana pela região para debater a logística.
Prioridades
Representando o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, o diretor do Dnit, Luiz Antônio Garcia, disse que a BR e as oito pontes que ainda faltam são prioridades do órgão e estão inseridas no programa Avançar, do Governo Federal, com prazo de conclusão em 2018. Segundo ele, os recursos estão disponíveis para a construção das pontes.
Também representando o Governo Federal, o secretário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, disse que é importante a construção da rodovia para garantir o escoamento da safra. Para ele, é preciso andar em conjunto, fazendo um trabalho estratégico. "Vamos trabalhar duro para viabilizar a 242", garantiu o representante do ministro Blairo Maggi.
O deputado estadual Sebastião Rezende agradeceu ao governador pela articulação junto à Presidência da República. "Não há como concluir essa rodovia sem o envolvimento do Governo Federal. Parabéns ao governador Pedro Taques por essa iniciativa", disse.
Já o líder do Governo na Assembleia Legislativa (ALMT), deputado estadual Dilmar Dal Bosco, destacou que o Governo de Mato Grosso, por meio da Sinfra, vem trabalhando muito pelo BR-242, como a construção de ponte sobre o Rio Arinos e pavimentação e reconstrução dos trechos que precisam. O parlamentar garantiu apoio da Assembleia Legislativa ao projeto de ligação com a Bahia.
Também participaram da Audiência Pública os deputados estaduais Zeca Viana, Janaina Riva e José Domingos Fraga. O deputado federal Victório Galli também participou do encontro. Do Governo, participaram o secretário de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, e o secretário-executivo da Sema, André Baby.
A rodovia
A BR-242 teve o primeiro projeto feito pelo Exército Brasileiro, e parte das licenças feitas pela Sema. A outra parte foi feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), porque fica em área próxima ao Xingu. O projeto e a revisão foram bancados pelo setor produtivo do estado, por meio do Movimento Pró-Logística. O principal problema está no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta das licenças na Fundação Nacional do Índio (Funai) e no Ibama.
No estado de Mato Grosso, a BR passa por Brasnorte, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Distrito de Caravagio, Nova Ubiratã, Distrito de Santiago do Norte, Gaúcha do Norte e Querência. A obra vai beneficiar o escoamento da produção de 30 municípios mato-grossenses. (Com assessoria)


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