Da Redação - FocoCidade
A Justiça condenou o Estado de Mato Grosso a fornecer imediatamente, de forma gratuita e ininterrupta, medicamentos para pacientes renais atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação é do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Cuiabá.
A chamada "judicialização" na saúde preocupa o Estado, que estuda meios para "estancar" os problemas no setor, atingido por atrasos nos repasses.
Na mesma decisão, o juiz de Direito Luís Aparecido Bertolucci Júnior obriga o Estado a dar publicidade a sentença nos principais jornais do Estado em 3 dias intercalados sem exclusão do domingo.
O Ministério Público ingressou com ação civil pública em razão de estar irregular o fornecimento dos medicamentos denominados leuprorrelina 3,75mg e 11,25mg injetável e triptorrelina 3,75mg e 11,25mg injetável. Segundo o promotor de Justiça Alexandre Guedes, autor da ACP estes medicamentos são importantíssimos no tratamento de pacientes renais crônicos e seu fornecimento não pode sofrer interrupções.
Na sentença, a Justiça determinou, ainda, que o Estado promova a abertura e conclusão de processo licitatório, em no máximo 60 dias, para atender, pelo prazo de seis meses, a demanda dos medicamentos citados, toda vez que o estoque dos referidos fármacos baixar ao patamar de 50% da quantidade necessária ao atendimento da demanda. “O governador, bem como o Secretário Estadual de Saúde deverão ser intimados pessoalmente desta decisão, para tomarem as medidas necessárias para o efetivo cumprimento de aludida sentença”, destacou o juiz na decisão. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal de Justiça elege novos juízes-membros do TRE
PGE abre inscrições para concurso; salário de R$ 37,7 mil
Estatuto do Pantanal: senador cita nova era de dignidade
Operação da Polícia Federal desmantela tráfico de drogas em MT
TJ alerta: golpistas usam WhatsApp para pedir dados pessoais
O Papel Essencial do Farmacêutico nas Ações de Saúde em Comunidades Rurais
Nota MT: aprovado na AL projeto que amplia acesso de entidades sociais
Acidente: TJ condena empresa de internet a indenizar motociclista
O caramelo: Tesouro nacional de patas, afeto e esperança!
Estudo aponta: comerciantes da Capital voltam a ficar pessimistas