Da Assessoria
Várzea Grande vai perseguir um nível de excelência para os alunos da Rede Pública Municipal que já são avaliados através de provas como do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, da Prova Brasil e da Provinha Brasil que são aplicadas pelo Ministério da Educação através do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB do Instituto Nacional de Estudso e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.
“Os recursos aplicados na Educação Pública em Várzea Grande e que superam o mínimo legal de 25%, tem obrigatoriamente que apresentar resultados positivos e isto somente será possível se os nossos alunos obtiverem uma formação melhor que os prepare para o futuro e para o mercado de trabalho”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinalizando que a escola em Várzea Grande tem que ser a porta de entrada para o mundo profissional dos homens e mulheres do amanhã.
Para atingir o nível de excelência pretendido, a Rede Pública Municipal vai integrar ainda mais toda a comunidade escolar e os pais de alunos, controlar de perto a lição de casa oferecendo aulas de reforço, incentivar e estimular os professores e aproveitar parcerias com os Governos Estadual e Federal, medidas está adotada pela secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Várzea Grande e que já refletem positivamente no desempenho escolar dos alunos.
Lucimar Sacre de Campos lembrou que o setor educacional em Várzea Grande está recebendo este ano mais de R$ 100 milhões em investimentos e não é apenas em obras de sete novas escolas (quatro municipais e três estaduais que estão criando 5 mil novas vagas), mas em várias ações educacionais e efetivamente importantes como o fato da capacitação dos professores da Rede Pública Municipal.
Acompanhando de perto as ações educacionais, a prefeita Lucimar Sacre de Campos e secretário de Educação, Sílvio Fidelis desejam reforçar estes critérios de avaliação junto aos alunos da rede pública para que os mesmos obtenham o nível de excelência pretendido.
“A nossa preocupação é aumentar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de nossos alunos, e para que isso aconteça é necessário o envolvimento da comunidade escolar como um todo, principalmente, no acompanhamento diário de nossos diretores e coordenadores. Esta é uma missão que temos cobrado sistematicamente. O acompanhamento de perto de todas as ações e serviços que estão sendo implantadas no setor educacional para que isto reflita positivamente no resultado final, que é dar uma educação de qualidade e aperfeiçoar as práticas pedagógicas”, disse a prefeita.
Lucimar Sacre de Campos vistoriou três escolas da Rede Pública Municipal. Na Escola Municipal de Educação Básica - EMEB “Honorato Pedroso de Barros”, localizada no Água Vermelha, conferiu as notas finais dos alunos. “É surpreendente a evolução que os alunos desta unidade estão tendo e, o percentual das notas comprova que o ensino tem melhorado. Este é o resultado que queremos alcançar em toda a rede municipal, por isso não estamos medindo esforços para investir no setor e na força humana que são professores e técnicos”, disse.
A diretora da escola, Marilene Silva, disse que os alunos da instituição já estão se preparando para as o certame “Prova Brasil”, que será realizado no mês de novembro. “Em 2015 ficamos em 6º lugar na classificação das escolas da Rede Municipal, porém a nossa aluna Maria Clara Camargo, obteve a maior nota da avaliação feita na disciplina de redação. Neste ano de 2017, queremos melhorar o nosso ranking e para isso estamos trabalhando bastante no aprendizado das disciplinas para conseguir um melhor resultado”, informou.
No São Mateus, a prefeita e o secretário de Educação, Silvio Fidélis, acompanharam também a evolução das notas obtidas pelos alunos das escolas “Abdala José de Almeida” e “Júlio Correia”.
“As duas unidades também tiveram evolução das notas mensais, e o ensino público adotado por esta administração tem tido uma boa aceitação do alunado. Uma das medidas adotadas pelo município é a implantação do projeto Escola em Tempo Ampliado E.T.A, onde o aluno que mantém notas abaixo da média está recebendo aulas de reforço e a partir do momento em que são inseridos no programa, tem melhorado o rendimento escolar. Nosso desejo e ampliar ainda mais esse programa e beneficiar um maior número de estudantes”, destacou a prefeita.
O secretário Silvio Fidelis disse que nas visitas in loco são avaliadas todas as ferramentas de gestão escolar tanto o que compõem a grade curricular, como também a forma de ensinar, de cuidar dos alunos e a qualidade no preparo da merenda escolar. “Nesses ultimo anos temos avançado, só para este ano estamos investindo cerca de R$ 100 milhões na aplicação de infraestrutura, como reconstrução e construção de novas unidades escolares e 14 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Além disso, estamos investindo em capacitações, compra de uniformes escolares, de material didático, e equipamentos necessários para o desenvolvimento do ensino público da Rede Municipal”, completou.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Em 26 anos, inflação do país ficou acima da meta por oito vezes
Cota parlamentar: veja os deputados que gastaram mais e os que gastaram menos em cada estado
Venezuela fecha fronteira com o Brasil até a próxima segunda-feira
TJ divulga lista de candidatos convocados para 2ª etapa do concurso
O fantasma fiscal sobre o PIX
Orai e vigiai
Pré-Treinos Funcionam?
Itamaraty condena perseguição a opositores de Maduro na Venezuela
Prefeitura confirma concurso da Controladoria Geral de Cuiabá
Pressionados pela inflação, bares e restaurantes reajustam preços no cardápio