Da Redação - FocoCidade
A terceira etapa da operação de fiscalização em supermercados atacadistas em Cuiabá resultou na apreensão de 40 itens de alimentos com prazo de validade vencidos no supermercado Assaí.
A ação é da Delegacia Especializada do Consumidor (Decon) da Polícia Judiciária Civil, em parceria com o Procon Municipal de Cuiabá, deflagrada na quarta-feira (21).
A fiscalização no supermercado “Assaí”, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, ocorreu após suspeitas de irregularidades referentes a venda produtos alimentícios, que caracterizam crimes contra o consumidor.
Durante a vistoria os policiais civis e os fiscais do Procon examinaram diversas embalagens de mercadorias e alimentos, sendo apreendidas 40 unidades (pacotes/caixas) de procutos variados como, iogurte, molho para salada, mortadela, bacalhau, uva, caldo de carne, entre outros itens.
Todos os produtos estavam com a validade vencida, sendo um deles com data de vencimento de setembro de 2016 e que ainda estava exposto na prateleira para venda. Os fiscais do Procon Municipal procederam com autuação na esfera administrativa contra o estabelecimento, lavrando o auto de constatação, que subsidiará a abertura do inquérito policial para apurar as irregularidades.
Conforme o delegado, Antônio Carlos de Araújo, o trabalho está inserido em uma série de ações de defesa do consumidor, que estão continuamente sendo realizadas na Capital, pela delegacia especializada e parceiros.
“Se comprovado os responsáveis pela ação delitiva poderão responder ao crime de expor a venda mercadoria vencida ou imprópria para o consumo, previsto no artigo 7, inciso IX da Lei n. 8.137/90 e no artigo 66 da Lei n. 8.078/90. A pena prevê detenção de 02 a 05 anos ou multa”, completou o delegado. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PF deflagra mais uma operação contra rede de pedofilia em MT
Fethab da Vaca: AL aprova projeto do Governo para redução de 30%
Operação da PC mira roubos e latrocínios de motoristas de aplicativos
Operação da PF desmantela esquema de fraudes na Caixa Econômica
Jayme: homem que agride mulher, é covarde, é indigno
Desvios de emendas: STF marca para quinta interrogatório de deputados
Obesidade vai além de comer menos e se exercitar mais
Estado: Van Rosa do SER Família Mulher reforça políticas no interior
A propaganda é a alma do negócio, mas com saúde não se brinca
Clima extremo e o papel do seguro: uma ferramenta essencial para o Brasil do futuro