Da Redação - FocoCidade
O delegado da Polícia Civil Márcio Pieroni e os irmãos Josino Guimarães e Clóves Guimarães foram presos pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (13). A prisão está ligada à morte do juiz Leopoldino Marques do Amaral, em 1999.
Eles teriam construído uma farsa para isentar o empresário da acusação de ter mandado matar o magistrado. A ordem de prisão é da 7ª Vara Federal de Cuiabá.
Pieroni é ex-titular da Delegacia de Homicídio de Proteção à Pessoa (DHPP). A Justiça também determinou a prisão outros envolvidos no caso, como o agente prisional Gardel Lima.
Em 2011, Josino Guimarães foi acusado de construir um enredo mentiroso sobre a morte do magistrado. O delegado teria apoiado a mentira.
No âmbito da Justiça, já houve condenação de Márcio Pieroni e também de Josino Guimarães. Em 2011, a Justiça Federal condenou Pieroni a 17 anos de reclusão, e 3 anos e 4 meses de detenção. Ele foi afastado do cargo e saiu da prisão preventiva em dezembro de 2011. Josino e Clóves foram condenados a 7 anos de reclusão e 2 anos de detenção.
INFORMAÇÕES DA PF
"A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (13) cinco mandados de prisão expedidos pela 7ª Vara Federal de Cuiabá, em razão de confirmação, em segunda instância, da condenação dos envolvidos na fraude que visava tumultuar o júri popular que julgava os acusados de assassinar o juiz de direito Leopoldino Marques do Amaral no ano de 1999.
Os presos teriam instaurado uma investigação fraudulenta, visando levantar a suspeita de que Leopoldino ainda estaria vivo e morando na Bolívia.
Eles foram condenados por diversos crimes, dentre eles formação de quadrilha, denunciação caluniosa, fraude processual, interceptação telefônica para fins não previstos em lei e violação de sepultura.
Quatro dos mandados foram cumpridos em Cuiabá (MT) e um em Rondonópolis (MT)."
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Dino cita malas de dinheiro jogadas por janela ao suspender emendas
Navegando nas Profundezas do Ser
Mercado eleva para 3,49% projeção de expansão da economia em 2024
Como o Sedentarismo Pode Afetar Seu Coração
Prefeito entrega obra da Praça Rachid Jaudy e destaca homenagem a Dante
TCE: balanço lembra crivo da Corte de Contas sobre obras do Estado
A prisão de um político-militar: o que o futuro reserva ao general Braga Netto
DPU: Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Urgência: MP pede que prefeitura restabeleça funcionamento de farmácia