• Cuiabá, 19 de Novembro - 2025 00:00:00

Operações recentes da JBS no mercado financeiro poderão sustentar CPI


Da Redação - FocoCidade

O Senado poderá criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as últimas “operações” na esteira das delações da JBS. Objetivo é esclarecer suposta ação criminosa no mercado financeiro, a cargo do Grupo JBS.

Senador José Medeiros (PSD) encaminhará na segunda-feira (22) ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, requerimento já apresentado junto à Mesa Diretora na sexta-feira (19), solicitando informações que poderão balizar a criação de uma CPI.

No documento, Medeiros questiona “quais foram as transações realizadas pelo Grupo JBS, no mercado financeiro, em 17/05/2017. Estas transações envolveram compra ou venda de moeda estrangeira, à vista ou em mercado de opções?”

Considera que “sendo positiva a resposta ao primeiro questionamento, qual foi a diferença entre o valor de compra da moeda estrangeira realizado pelo Grupo supracitado, com base na variação cambial até o fechamento do mercado no dia 18/05/2017?”

Assinala ainda no requerimento que “moeda pode ser enquadrada como valor mobiliário e, nesse caso, tipificar conduta de ‘insider trading’ (informação privilegiada)?”

Na justificativa, Medeiros acentua que “segundo noticiado, antes do fechamento dos mercados na quarta-feira (17/05), o Grupo JBS comprou uma quantidade anormal de dólares. O artigo 27-D da Lei 6.385/1976 estabelece ser crime de uso indevido de informação privilegiada utilizar informação relevante ainda não divulgada ao mercado, de que tenha conhecimento e da qual deva manter sigilo, capaz de propiciar, para si ou para outrem, vantagem indevida, mediante negociação, em nome próprio ou de terceiro, com valores mobiliários”.  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: