Da Redação - FocoCidade
O novo acordo de exportação do gás, a comercialização de ureia, a pavimentação da estrada que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra e a liberação do voo internacional partindo de Mato Grosso marcam a pauta da reunião entre o governador Pedro Taques (PSDB) e representantes do Governo Boliviano, nesta sexta-feira (5), em Santa Cruz de la Sierra.
O governador busca avançar nas estratégias de desenvolvimento do Estado, que visam dar maior suporte e ampliar a base da economia de Mato Grosso.
Além do governador Pedro Taques, está previsto que os governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o de Minas Gerais, Fernando Pimentel participem das reuniões com o governo boliviano. A nova reunião foi sugerida pelo ministro de Hidrocarburos do Governo da Bolívia, Luis Sánchez.
Mato Grosso tem buscado aumentar as relações com comércio e integração com o país vizinho. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, a agenda faz parte das tratativas do Governo de Mato Grosso com a Bolívia. "Essa viagem é bastante importante, é mais uma tratativa com o governo da Bolívia. É uma agenda permanente que nós temos. Recebemos há pouco tempo o ministro de Hidrocarburos com uma oferta de ureia, que está sendo produzida a partir do gás na Bolívia, e nós somos um grande consumidor de ureia na agricultura", disse.
Além disso, o secretário destaca que o Estado tem interesse direto no fornecimento do gás. "Queremos estabelecer um contrato com maiores volumes e de fornecimento fixo deste gás. Vamos tratar essa pauta em paralelo", explicou o secretário.
Por fim, Ricardo ressalta que o governo continua buscando a integração através da pavimentação da rodovia que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra. Um trecho de pouco mais de 300 quilômetros que ainda não tem asfalto. Além disso, buscam com o governo boliviano a liberação de voo internacional entre Cuiabá e Santa Cruz de la Sierra.
Caravana da Integração
A viagem a Bolívia acontece um ano após a Caravana da Integração do Governo de Mato Grosso ter cruzado o país até chegar ao Pacífico. A expectativa é de que o governo boliviano possa apresentar solução ao problema de infraestrutura. Essa é a terceira vez que Taques vai ao Departamento de Santa Cruz. Na primeira oportunidade debateu a Integração com Mato Grosso em reunião com o governador Ruben Costa Aguilera. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso