Da Redação - FocoCidade
O novo acordo de exportação do gás, a comercialização de ureia, a pavimentação da estrada que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra e a liberação do voo internacional partindo de Mato Grosso marcam a pauta da reunião entre o governador Pedro Taques (PSDB) e representantes do Governo Boliviano, nesta sexta-feira (5), em Santa Cruz de la Sierra.
O governador busca avançar nas estratégias de desenvolvimento do Estado, que visam dar maior suporte e ampliar a base da economia de Mato Grosso.
Além do governador Pedro Taques, está previsto que os governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o de Minas Gerais, Fernando Pimentel participem das reuniões com o governo boliviano. A nova reunião foi sugerida pelo ministro de Hidrocarburos do Governo da Bolívia, Luis Sánchez.
Mato Grosso tem buscado aumentar as relações com comércio e integração com o país vizinho. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, a agenda faz parte das tratativas do Governo de Mato Grosso com a Bolívia. "Essa viagem é bastante importante, é mais uma tratativa com o governo da Bolívia. É uma agenda permanente que nós temos. Recebemos há pouco tempo o ministro de Hidrocarburos com uma oferta de ureia, que está sendo produzida a partir do gás na Bolívia, e nós somos um grande consumidor de ureia na agricultura", disse.
Além disso, o secretário destaca que o Estado tem interesse direto no fornecimento do gás. "Queremos estabelecer um contrato com maiores volumes e de fornecimento fixo deste gás. Vamos tratar essa pauta em paralelo", explicou o secretário.
Por fim, Ricardo ressalta que o governo continua buscando a integração através da pavimentação da rodovia que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra. Um trecho de pouco mais de 300 quilômetros que ainda não tem asfalto. Além disso, buscam com o governo boliviano a liberação de voo internacional entre Cuiabá e Santa Cruz de la Sierra.
Caravana da Integração
A viagem a Bolívia acontece um ano após a Caravana da Integração do Governo de Mato Grosso ter cruzado o país até chegar ao Pacífico. A expectativa é de que o governo boliviano possa apresentar solução ao problema de infraestrutura. Essa é a terceira vez que Taques vai ao Departamento de Santa Cruz. Na primeira oportunidade debateu a Integração com Mato Grosso em reunião com o governador Ruben Costa Aguilera. (Com assessoria)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira
Black Friday deve movimentar R$ 1,2 bi na economia, aponta estudo
Do medo reprimido à fuga química, o homem que aprendeu a não temer vive refém da própria coragem
A educação que floresce quando aprendemos a compartilhar