Da redação - Foco Cidade
A Operação Semana Santa, realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), começa nesta quinta-feira (13) nas rodovias estaduais. Na MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), além das abordagens feitas no posto fixo, haverá fiscalização móvel ao longo dos 65 quilômetros até Chapada dos Guimarães.
Em outras rodovias, como a MT-010 (acesso ao distrito de Nossa Senhora da Guia) e a MT-040 (Palmiro Paes de Barros – que liga Cuiabá aos municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço), os policiais farão fiscalização móvel.
A comandante do BPMTran, tenente-coronel Francyanne Chaves, chama a atenção dos motoristas para a necessidade de verificar as condições de segurança dos veículos antes de pagar a estrada.
“Pneus carecas, faróis queimados, ausência de cinto de segurança, documentação irregular (do condutor e de carro), entre outras falhas, podem gerar multas”, alerta a comandante.
Os policiais também estarão atentos aos faróis acesos, com luz baixa durante o dia (Lei13.290/2016), e ao transporte de crianças no banco da frente e poltronas traseiras sem a cadeirinha apropriada para cada faixa etária.
Direção e álcool
O Batalhão de Trânsito também utilizará etilômetro (bafômetro) para aferir o consumo de álcool daqueles que estiveram dirigindo. A tenente-coronel lembra que por menor que seja a quantidade de álcool ingerida, o aparelho acusa.
A partir da detecção de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, é considerado crime e o motorista pode ser preso. Índices menores geram multas e autuação para abertura de processo administrativo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
“Nossa preocupação é a segurança, a prevenção de acidentes”, reforça a comandante do BPMTran.
Em 2016
Na Operação Semana Santa de 2016, o Batalhão aplicou 389 multas, 23 autuações por alcoolemia e uma prisão por embriaguez ao volante, além do registro de três acidentes com apenas uma pessoa ferida levemente. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800