Da redação - Foco Cidade
A Operação Semana Santa, realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), começa nesta quinta-feira (13) nas rodovias estaduais. Na MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), além das abordagens feitas no posto fixo, haverá fiscalização móvel ao longo dos 65 quilômetros até Chapada dos Guimarães.
Em outras rodovias, como a MT-010 (acesso ao distrito de Nossa Senhora da Guia) e a MT-040 (Palmiro Paes de Barros – que liga Cuiabá aos municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço), os policiais farão fiscalização móvel.
A comandante do BPMTran, tenente-coronel Francyanne Chaves, chama a atenção dos motoristas para a necessidade de verificar as condições de segurança dos veículos antes de pagar a estrada.
“Pneus carecas, faróis queimados, ausência de cinto de segurança, documentação irregular (do condutor e de carro), entre outras falhas, podem gerar multas”, alerta a comandante.
Os policiais também estarão atentos aos faróis acesos, com luz baixa durante o dia (Lei13.290/2016), e ao transporte de crianças no banco da frente e poltronas traseiras sem a cadeirinha apropriada para cada faixa etária.
Direção e álcool
O Batalhão de Trânsito também utilizará etilômetro (bafômetro) para aferir o consumo de álcool daqueles que estiveram dirigindo. A tenente-coronel lembra que por menor que seja a quantidade de álcool ingerida, o aparelho acusa.
A partir da detecção de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, é considerado crime e o motorista pode ser preso. Índices menores geram multas e autuação para abertura de processo administrativo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
“Nossa preocupação é a segurança, a prevenção de acidentes”, reforça a comandante do BPMTran.
Em 2016
Na Operação Semana Santa de 2016, o Batalhão aplicou 389 multas, 23 autuações por alcoolemia e uma prisão por embriaguez ao volante, além do registro de três acidentes com apenas uma pessoa ferida levemente. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Representante do Tesouro Nacional: MT tem feito um trabalho brilhante
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade