• Cuiabá, 18 de Outubro - 00:00:00

Varejo de veículos novos vislumbra novo cenário econômico após aumento das vendas em março


Vinícius Bruno - Especial para o Foco Cidade

Após longos três anos de retrações contínuas, o varejo de veículos novos começa a criar novas expectativas em relação ao mercado econômico para este ano. Embora os empresários do setor sempre se mostraram otimistas com o futuro próximo, a realidade foi cruel nos últimos anos, principalmente pela restrição do crédito que levou mais de 50 concessionárias a fecharem as portas em Mato Grosso.

Mas em março, o desempenho das vendas de automotores novos teve um incremento de 37,85% na comparação com fevereiro deste ano. Na comparação com março de 2016 ainda houve retração de 10,47%, com menor resistência do que ocorreu nos meses anteriores, que seguiram uma tendência de intenso declínio.

Para se ter ideia dos fatos que começam a trazer o otimismo aos varejistas, no mês passado foram comercializados 6,585 mil carros, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários entre outros. Em fevereiro foram apenas 4,777 mil unidades.

Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam que o setor com melhor desempenho em março foi o varejo de caminhões que comercializou 114,7% a mais que em fevereiro, passando de 68 para 146 unidades, entre um mês e outros.

O varejo de carros registrou aumento de 35,32%, passando de 1,764 mil para 2,387 mil unidades comercializadas em Mato Grosso. No Brasil o aumento foi de 40,66%, aumentando de 112,378 mil para 158,073 mil carros emplacados.

Os comerciais leves também mais requisitados pelo consumidor mato-grossense, fechando março com aumento de 46,23% sobre as vendas de fevereiro. O percentual é resultado de 571 unidades no segundo mês do ano enquanto que em março foram 835 unidades.

A venda de motos também apresentou resultado positivo em março, com 36,49% a mais de negociações que em fevereiro, passando de 2,124 mil para 2,899 mil entre um mês e outro.

No Brasil, a venda de motos teve aumento de 37% em março, quando foram comercializadas 82,885 mil unidades, ante fevereiro, quando foram 60,499 mil unidades.

O presidente da Fenabrave/MT, Manoel Guedes, afirmou por meio de assessoria de imprensa, que o melhor desempenho das vendas de veículos novos no último mês decorreram do acréscimo de 5 dias úteis a mais que em fevereiro e também em razão de uma relativa melhoria na expectativa do mercado.

“Esperamos que as condições para o varejo estejam melhores no segundo semestre deste ano”, pondera Guedes.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: