Da redação - Foco Cidade
Após a morte de um empregado do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, a Justiça do Trabalho determinou o fechamento imediato da unidade, até que a empresa tome as medidas de higiene necessárias. A decisão, em caráter liminar, atende ao pedido na Ação Civil Pública proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Serviços Postais de Mato Grosso.
Ao decidir, o juiz Alex Fabiano de Souza, da 3ª Vara do Trabalho de Várzea Grande, ressaltou que, ante o perigo de danos à saúde dos trabalhadores, a unidade só pode voltar a funcionar após realizada a devida dedetização e limpeza do prédio, ou a contratação de empresa especializada na eliminação de pombos e demais animais causadores de doenças, respeitando as regras ambientais vigentes.
A dedetização deve ser feita sem a presença dos trabalhadores, pelo risco à saúde afetada pela inalação de substâncias tóxicas. Caso as medidas não sejam cumpridas, a empresa fica sujeita a uma multa diária de 50 mil reais. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de Mato Grosso foi notificada para verificar o cumprimento da decisão.
A ação foi proposta após a morte cerebral de um trabalhador que foi diagnosticado com ‘neurocriptococos’, doença provocada pela inalação de fezes de pombos. O sindicato alega que os trabalhadores estão expostos à insalubridade pela convivência com escorpiões, ratos e pombos e que, mesmo após pedidos para contratação de empresa especializada para retirada desses animais, foram tomadas apenas medidas paliativas.
No processo foram anexadas diversas fotos que demostraram trabalhadores em local insalubre, com a presença de animais e a sujeira derivada dessa convivência. O Ministério Público do Trabalho foi intimado a acompanhar o processo pela gravidade das denúncias apresentadas. A audiência foi marcada para 13 de junho, às 8h30. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800