Da redação - Foco Cidade
Após a morte de um empregado do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, a Justiça do Trabalho determinou o fechamento imediato da unidade, até que a empresa tome as medidas de higiene necessárias. A decisão, em caráter liminar, atende ao pedido na Ação Civil Pública proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Serviços Postais de Mato Grosso.
Ao decidir, o juiz Alex Fabiano de Souza, da 3ª Vara do Trabalho de Várzea Grande, ressaltou que, ante o perigo de danos à saúde dos trabalhadores, a unidade só pode voltar a funcionar após realizada a devida dedetização e limpeza do prédio, ou a contratação de empresa especializada na eliminação de pombos e demais animais causadores de doenças, respeitando as regras ambientais vigentes.
A dedetização deve ser feita sem a presença dos trabalhadores, pelo risco à saúde afetada pela inalação de substâncias tóxicas. Caso as medidas não sejam cumpridas, a empresa fica sujeita a uma multa diária de 50 mil reais. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de Mato Grosso foi notificada para verificar o cumprimento da decisão.
A ação foi proposta após a morte cerebral de um trabalhador que foi diagnosticado com ‘neurocriptococos’, doença provocada pela inalação de fezes de pombos. O sindicato alega que os trabalhadores estão expostos à insalubridade pela convivência com escorpiões, ratos e pombos e que, mesmo após pedidos para contratação de empresa especializada para retirada desses animais, foram tomadas apenas medidas paliativas.
No processo foram anexadas diversas fotos que demostraram trabalhadores em local insalubre, com a presença de animais e a sujeira derivada dessa convivência. O Ministério Público do Trabalho foi intimado a acompanhar o processo pela gravidade das denúncias apresentadas. A audiência foi marcada para 13 de junho, às 8h30. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Representante do Tesouro Nacional: MT tem feito um trabalho brilhante
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade