Agência da Notícia
Vinte prefeitos, representantes do DNIT, Meio Ambiente, Presidente da Funai, Senador, Deputados Estaduais, Representantes do Governo do Estado de MT, a comunidade Xavante e a população, isso foi o que a Audiência Pública da Assembleia Legislativa realizada nesta sexta-feira (30) no Alô Brasil solicitada pelo Deputado Estadual Baiano Filho do PSDB, conseguiu reunir para encontrar definitivamente uma solução para a conclusão do asfalto da BR 158.
No encontrou ficou confirmado que o asfalto será feito pelo entorno do traçado original, ou seja, a BR-158 passará pelo Luizinho, passando por Pontinópolis, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia. No total serão cerca de 200, a distância praticamente dobrou, porém, o Cacique Damião líder dos Xavantes da Terra Indígena Marawatsede que estava presente no evento, foi enfático em dizer que não permite o asfalto no trecho original, mas que apoia totalmente o desvio da BR. “Não vamos deixar o asfalto passar dentro da Reserva Indígena, já sofremos mais de 50 anos quando ficamos fora da nossa área e agora não queremos estrada dentro da nossa reserva. Mas vamos apoiar o asfalto pelo contorno”, disse o Cacique Damião que foi bastante aplaudido.
O Presidente da FUNAI Antônio Costa falou pouco, mas falou o que todos estavam esperando ouvir. “Nós estamos aqui para dizer que a FUNAI não será entrave para o desenvolvimento do Brasil e viemos participar aqui hoje e dizer que o estudo da FUNAI para a construção da estrada está concluído e que a FUNAI concorda em fazer o asfalto pelo entorno do Eixo Principal”, afirmou o Presidente da FUNAI.
A Representante do IBAMA – Larissa Carolina que também esteve no evento afirmou que após o posionamento da FUNAI, o papel do Ibama agora é ouvir a comunidade e não é de entrave. “Vamos fazer aqui o nosso compromisso de avaliar essa questão do contorno e emitir a licença prévia o mais rápido possível”, disse Larissa.
O Diretor Geral do DNIT, Valter Casimiro, afirmou que o custo da obra ficará em torno de R$ 500 milhões de reais, e será dividia em dois lotes, sendo o lote A do Luizinho ao Alto Boa Vista e o lote B de Alto Boa Vista a Bom Jesus do Araguaia. Ainda segundo Valter os lotes serão licitados o A até 10 de abril e o B até 10 de maio. “Após todas as licenças concluídas, e a licitação feita, o dinheiro empenhado e as máquinas no trecho a obra deve levar em torno de 2 anos e meio para concluir”, explicou o Diretor Geral do DNIT.
Para Baiano Filho que promoveu a Audiência o resultado foi positivo. “Mostramos união, conseguimos unir os brancos e os índios e chegamos a um consenso, além de conseguir o apoio da FUNAI, demos um grande passo, mas agora temos que continuar o nosso trabalho de cobrança para a conclusão desta obra que importante não só para o Araguaia mas para todo o Brasil”, disse Baiano Filho.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800