• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

JBS confirma paralisação em abate de bovinos em frigoríficos de MT


Da redação - Foco Cidade

A empresa JBSx S/A confirmou nesta quinta-feira (23) que o abate nos próximos três dias deve continuar apenas no município de Diamantino. Nas outras dez plqntas frigoríficas de Mato Grosso o abate será suspenso. A medida ocorreu após a deflagração da Operação Carne Fraca, desencadeada pela Polícia Federal. 

Segundo a JBS S/A, o abate deve ser retomado na próxima semana. No entanto, a empresa prevê uma redução de 35% da capacidade produtiva. No Brasil, a produção de carne nos frigoríficos da empresa foi suspensa em 33 das 36 unidades. Em Mato Grosso, são abatidas diariamente 20 mil cabeças de gado.

As medidas, segundo a JBS S/A, visam ajustar a produção até que haja uma definição sobre os embargos impostos pelos países compradores de carne brasileira.

Os abates em alguns frigoríficos já haviam sido suspensos. Em Araputanga e Pontes e Lacerda, a 371 e 483 km de Cuiabá, respectivamente, por exemplo, o abate está suspenso desde a terça-feira (21), segundo o deputado Wancley Carvalho, que tem essa região como base eleitoral.

Operação Carne Fraca
Durante a Operação Carne Fraca, a Polícia Federal prendeu 36 pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraude na produção e comercialização de carne. Algumas já deixaram a prisão.

Além de corrupção envolvendo fiscais do Ministério da Agricultura e produtores, a investigação encontrou indícios de adulteração de produtos e venda de carne vencida e estragada. Das 21 fábricas investigadas, 18 ficam no Paraná. Em Mato Grosso, não há nenhuma nessa lista.

Há ainda a suspeita de que partidos políticos tenham sido beneficiados com o pagamento de propina.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: