Assessoria MAPA
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, visitaram, na sexta-feira (10), a Embrapa Soja, em Londrina (PR), quando defendeu investimentos em pesquisa. “Vamos trabalhar para que, no momento em que o Brasil sair da crise, se consiga distribuir mais recursos para a ciência, para a pesquisa, que é onde nós temos o nosso futuro garantido”, prometeu Maggi.
“É o único caminho que temos”, disse o ministro, acrescentando que a posição do país como grande produtor de grãos “foi conquistada com ciência, conhecimento e vontade dos agricultores de avançar”. Falou ainda da preocupação com o meio ambiente. “Nós temos sempre a preocupação de uma agricultura não só competitiva, mas que seja também sustentável. Temos regras ambientais a serem seguidas, como a proteção das margens de rios”, lembrou.
Depois de reunir-se com a direção e equipe técnica da Embrapa Soja, o ministro visitou casas de vegetação e laboratórios de ecologia química e de biotecnologia. "São áreas de pesquisa de ponta, onde se busca antecipar tendências e desafios que a cultura pode enfrentar", explicou José Renato Bouças Farias, chefe-geral da Embrapa Soja.
Blaitro Maggi conheceu o Banco Ativo de Germoplasma (BAG), um dos três maiores bancos de sementes de soja do mundo e uma coleção de plantas de soja selvagem. O banco possui cerca de 45 mil tipos diferentes de soja, que são estudadas, catalogadas e usadas nos programas de melhoramento genético.
O ministro também acompanhou ensaios de pesquisa desenvolvidos a campo, como a nova geração de cultivares de soja e pesquisas sobre o comportamento da cultura frente às mudanças climáticas. A visita foi completada na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, local onde os conhecimentos desenvolvidos são aplicados na prática e demonstrados aos técnicos e agricultores.
O ministro visitou ainda a tropical Melhoramento e genética em Cambé (PR).
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Wellington sai em defesa de Bolsonaro e critica relatório da PF
TCE lembra ações na Saúde e aprova contas da prefeitura de Cuiabá
Jayme: esta é uma grande conquista à Grande Cuiabá, para Várzea Grande
PF deflagra operação contra tráfico interestadual de drogas em RO, MT, SP e PR
Inmet emite alerta de tempestade para sete estados hoje e amanhã
Prefeitura destaca avanços no atendimento às pessoas com deficiência
PIB cresce 0,9% no 3º trimestre, puxado por serviços e indústria
Gaeco mira agentes públicos acusados de ligação com facção criminosa
Maioria das mulheres negras conhece pouco a Lei Maria da Penha
Quem tem mais de 75 anos pode continuar na ativa?