• Cuiabá, 22 de Dezembro - 00:00:00

Emanuel assina decreto que aumento IPTU em 7,87%


Da redação - Foco Cidade

O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) reajustou em 7,87% a Planta de Valores Genéricos da Capital. Na prática, isso significa um aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), já que a planta serve de base para o cálculo do tributo. O reajuste foi determinado por meio de decreto, conforme publicação no Diário de Contas do Estado que circula nesta terça-feira (31).

Conforme a determinação do prefeito, o reajuste obedece a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de o reajuste da inflação impactar na cobrança do IPTU, o aumento poderia ser ainda maior.

No fim do ano passado, chegou a entrar em pauta na Câmara de Cuiabá um projeto de revisão dos valores da Planta Genérica de Cuiabá, que poderia impactar no aumento do imposto em até 30%. Os vereadores, porém, decidiram recuar da votação e o item deverá ser votado neste ano.

Se for definida neste ano, a alteração em até 30% no valor do imposto acontecerá somente em 2018, pois ela é válida somente para o ano seguinte. Neste ano, a cidade pretende arrecadar R$ 126,560 milhões com o tributo.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: