Agência Câmara
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai apurar denúncia de desabastecimento do teste (PPD) para diagnóstico de tuberculose no sistema de saúde nacional a partir de 2014. O objetivo é avaliar as medidas adotadas pelo governo federal para garantir a prestação do serviço à população.
A fiscalização foi solicitada ao TCU pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados e está prevista na Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 79/16, da deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), aprovada em dezembro de 2016 pelo colegiado.
Carneiro argumenta que o governo federal foi informado pelo laboratório produtor, na Dinamarca, da interrupção da fabricação do teste ainda em 2014 e que o Executivo ainda não havia encontrado uma solução para o problema. O Ministério da Saúde estaria discutindo alternativas, como a compra de testes mais caros para grupos vulneráveis ou a transferência de tecnologia para fabricação nacional.
O relator da proposta, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), apresentou relatório prévio pela implementação da proposta. Ele argumentou que o tratamento da tuberculose em sua fase latente é essencial.
“Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença consiste em sério problema de saúde pública no Brasil, com 70 mil novos casos registrados e mais de 4 mil mortes a cada ano. Nesse cenário, o País ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo”, observou Motta.
Após a fiscalização, o parecer do TCU será analisado pela comissão, que votará um relatório final com recomendações sobre o assunto.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido
Comer errado
PC confirma prisão de homem acusado de tentar matar mulher queimada