Já parou para pensar quantos contatos você consegue fazer pelo seu telefone? Quantas pessoas você consegue convidar para seu aniversário? Ou quantas pessoas você consegue chamar para inauguração de sua nova empresa? Ou, talvez, posso fazer uma pergunta um pouco mais fácil para você: quantos amigos você tem?
O antropólogo e psicólogo Robin Dunbar criou uma teoria que estudou grupos sociais de diferentes tamanhos e constatou que havia um padrão consistente no número médio de relacionamentos que as pessoas eram capazes de manter. Segundo Dunbar, a capacidade de manter relacionamentos significativos depende da complexidade do cérebro humano e está relacionada ao tamanho do córtex cerebral. Ele também afirma que os seres humanos têm uma capacidade cognitiva limitada para manter relacionamentos significativos com outras pessoas, e que essa capacidade é limitada a cerca de 150 indivíduos.
Dunbar propôs que os seres humanos são capazes de manter cerca de cinco relacionamentos muito próximos, como cônjuge, parceiro ou melhor amigo. Além disso, as pessoas são capazes de manter cerca de 15 relacionamentos próximos, que incluem amigos próximos e familiares. O próximo círculo social é composto por cerca de 50 pessoas, que são consideradas amigas íntimas, mas não tão próximas quanto os 15 do segundo círculo. E, finalmente, o último círculo é composto por cerca de 150 pessoas, que são os "conhecidos" ou "pessoas que cumprimentamos na rua".
Apesar de a teoria de Dunbar ser baseada em pesquisas antropológicas e em grupos sociais primitivos, alguns estudiosos questionam que ela não traz um retrato da nossa nova realidade, pois hoje vivemos em grandes cidades e grandes empresas, juntamente com a internet e as redes sociais, e isso acaba alterando drasticamente esses números. Por exemplo, hoje sabemos que para uma pessoa construir riqueza, ela deverá impactar o maior número de pessoas possível.
Quanto maior o número de clientes ou pessoas que você ou sua empresa impacta maior o seu faturamento ou o seu saldo bancário. Quantos clientes o Bill Gates consegue impactar com seus softwares e soluções tecnológicas? Quantos pessoas a Netflix, consegue alcançar com seu serviço de streaming? Google, Apple, Samsung? Quanto mais pessoas você chega, maior riqueza você consegue gerar.
Com network você consegue ir mais longe, sua voz chega mais longe, e sua empresa chega em clientes que você sozinho não alcançaria, aumentando drasticamente o primeiro e o segundo círculo de Dunbar, fazendo você alcançar muito mais que 150 pessoas, aumentando três, quatro ou cinco vezes este número.
Ainda que a teoria tenha sido amplamente discutida e até mesmo questionada, ela tem o seu valor. Nós também sabemos que a escolha dessas pessoas vai com certeza te ajudar a chegar em seu objetivo. A minha dica é, depois de você ter um produto ou serviço que ajude sua comunidade ou clientes, o segundo e tão grande e importante passo é criar conexão com pessoas.
Então, faça amigos e tenha uma rede de network forte. Surpreenda Robin Dunbar criando uma rede com mais de 150 pessoas. Lembre-se: quanto maior seu network, maior será sua conta bancária.
*Mário Quirino é especialista em desenvolvimento humano, e Diretor Executivo do BNI Brasil em Mato Grosso.
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