• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

Cinco benefícios de adotar a digitalização em escolas e universidades

A era digital transformou todos os aspectos da nossa vida. Define como vivemos, trabalhamos, viajamos, socializamos e, o que é mais importante, muda a maneira como aprendemos e educamos. Depois que o mundo se deparou com regras rígidas de bloqueio, a necessidade de digitalização do setor educacional tornou-se vital. De acordo com a ONU, 94% da população estudantil total — que equivale a quase 1,6 bilhão de alunos em 190 países — foi afetada pela pandemia.

Embora o fechamento de escolas e universidades tenha atingido especialmente os sistemas educacionais tradicionais, eles ainda conseguiram resistir à tempestade, com a ajuda de ferramentas digitais de aprendizagem. Na verdade, as restrições da pandemia dispararam a demanda por tecnologias educacionais digitais, todas juntas.

De fato, não podemos negar o papel fundamental que a digitalização desempenha para as instituições educacionais. O conhecimento foi transferido globalmente, e é hora do sistema educacional tradicional fazer o mesmo. Vamos rever os cinco principais benefícios de adotar a digitalização em escolas e universidades hoje.

1 - Rápido aumento nas informações que estão sendo compartilhadas

O grande desafio da educação tradicional — que desde então foi evitado com o surgimento das tecnologias digitais — é o acesso à informação. A disponibilidade de informações elimina a necessidade de os alunos passarem horas adquirindo os dados de que precisam. Eles não são mais obrigados a gastar muito tempo indo à biblioteca apenas para descobrir que não há livros relevantes para o tópico de pesquisa.

A digitalização do setor educacional nos permite acelerar consideravelmente o processo de aprendizagem. Além disso, o ambiente digital promove a colaboração entre alunos de diferentes partes do mundo, promove o compartilhamento de insights e ajuda a testar várias hipóteses em tempo real.

2 - Disponibilidade de recursos 24 horas

O fato de cada aluno ter seu próprio ritmo ou hábitos de estudo é normalmente negligenciado por um sistema educacional tradicional. Com o aprendizado digital, em vez disso, cada aluno pode escolher a qualquer hora do dia para aprender. Eles não são mais obrigados a estudar em um estilo específico que se baseia nas instruções predefinidas para cada disciplina acadêmica.

O uso de ferramentas digitais ajuda os alunos a se manterem atualizados com a agenda escolar atual ao longo do dia e a receber feedback imediato de seus professores. A mudança para a aprendizagem individualizada visa as necessidades individuais de cada aluno e os ajuda a decidir o que funciona melhor para eles.

3 - Novas fontes de receita para as empresas

Novas tecnologias exigem que novas ferramentas sejam criadas, e a digitalização da educação é um excelente exemplo que mostra a ascensão do novo mercado. Claro, o mercado educacional tem uma história já pré-estabelecida; no entanto, 2020 virou o mundo de cabeça para baixo, revelando oportunidades e áreas ocultas que normalmente estavam fora do radar.

A mudança para o aprendizado remoto não só aumentou abruptamente a demanda por novas tecnologias de E-learning, mas também expôs a obsolescência de uma base de hardware que muitas instalações educacionais têm hoje. Um apelo à melhoria radical da infraestrutura, juntamente com a necessidade de desenvolvimento de novos sistemas educacionais digitais, impulsionaram startups e iniciativas de tecnologia educacional.

4 - A educação se torna mais acessível

Ferramentas de aprendizagem on-line quebram barreiras, tornando a educação acessível para todo o mundo. Independentemente da situação econômica ou status social, as pessoas podem acessar o conteúdo educacional a partir de seus dispositivos individuais. Esse tipo de equidade digital oferece às pessoas oportunidades de aprendizado baratas; os alunos não estão mais vinculados à instituição educacional e podem receber educação de qualidade, independentemente de sua localização.

Já estamos testemunhando a digitalização das instituições de ensino superior, com a possibilidade de os alunos assistirem aulas on-line, efetuarem matrículas e terem acesso a todo conteúdo acadêmico de forma totalmente digital. A demanda por essa transformação tornou-se ainda mais aparente e lógica se levarmos em conta as severas restrições pandêmicas que entraram em vigor. Na nova realidade em que estamos vivendo, a exigência de que os alunos vivam no campus ou frequentem fisicamente cursos não faz mais sentido lógico.

5 - Redução de tarefas entediantes

Os professores são bem conhecidos por seus papéis difíceis, e esses trabalhos podem ser bastante esmagadores. Eles têm que realizar aulas, verificar lição de casa, planejar aulas, concluir tarefas administrativas, etc. Além de seu principal trabalho — ensinar — todos esses elementos rotineiros consomem muita energia que, de outra forma, poderia ser gasta na melhoria de programas educacionais ou na execução de novos projetos.

Graças às ferramentas digitais e à automação, os professores agora podem se despedir de todo o trabalho redundante que ocorre diariamente. Com a ajuda de software de automação, os professores podem rastrear a frequência, criar registros e enviar respostas e lembretes automatizados aos alunos. A digitalização pode ajudar os professores a revisar a lição de casa enviada, facilitar testes, planejar aulas futuras, classificar, etc. As ferramentas digitais podem tirar o fardo da supervisão dos ombros dos professores, permitindo que eles estejam mais focados na educação.

Em um mundo onde o isolamento e a privação social são o novo normal, não podemos ignorar os novos desafios ou as oportunidades que estão surgindo em nosso caminho. Embora as salas de aula físicas tenham sido mais afetadas pela pandemia global, a pandemia empurrou a indústria da educação para o modo "overdrive", mantendo-a entre as indústrias que mais crescem atualmente. É certo que o futuro da educação é a digitalização. Em 2021, as empresas digitais em todo o mundo verão um alto ROI graças ao impacto da digitalização no setor educacional.

 

Marcelo Carreira é Diretor de Marketing da Access.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.