• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

Como o marketing jurídico pode ajudar os profissionais?

Você já deve ter percebido que os hábitos de consumo e as relações entre clientes e profissionais, seja lá qual for a atuação, mudaram drasticamente, não é mesmo? Há algumas décadas, com internet, iniciou essa mudança, que pôde mesmo ser percebida com a rapidez da propagação da informação com as redes sociais e os smartphones.

Nunca fez tanto sentido investir em marketing quanto nos últimos anos para o sucesso de qualquer negócio, mesmo nos mais tradicionais ramos como advocacia, por exemplo – isso sendo dito por mim, que sou um advogado de formação e também diretor de uma agência de publicidade.

Hoje em dia a competitividade é imensa em um mercado com tantos profissionais buscando diariamente causas para defender. É preciso se conscientizar de que é necessário se destacar em meio aos concorrentes. Mas como fazer isso? O marketing te ajuda a construir uma boa reputação no seu ramo de atuação, seja pelas redes sociais, por artigos, vídeos e etc.

Mas cuidado! A ideia não é se autopromover sem um planejamento e o respaldo de profissionais qualificados. É preciso fornecer informações relevantes para a sociedade e transformar-se em referência em determinado assunto, tanto para a sociedade, empresas, quanto para os colegas de profissão.

Tem mais um detalhe importantíssimo. Quando se opta por investir no marketing jurídico isso proporciona ao advogado mais liberdade para focar no exercício da profissão, preocupando-se menos em ir atrás de novos clientes e tendo mais tempo para investir em estudos e atualizações. Afinal, você deixará profissionais capacitados cuidando da sua imagem.

O objetivo que se deseja alcançar é outro detalhe essencial no planejamento, que deve ser revisto sempre que haja mudanças estratégicas ou quando as metas são alcançadas. É preciso atentar-se também às regras e ao Código de Ética da profissão para não infringir nenhuma delas. Cuidado: existem regras bem específicas no marketing jurídico.

Essas são algumas das estratégias que poderão ser realizadas com a ajuda do marketing para o objetivo macro: que é aproximar o profissional da advocacia do seu cliente. Tornar-se referência é um trabalho minucioso e que requer muito cuidado.


Cláudio Cordeiro é publicitário, conselheiro da Fenapro, Sinapro/MT, Alap e Abcop. Presidente da Gonçalves Cordeiro.



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