A segunda cidade mais populosa de Mato Grosso, Várzea Grande, receberá dois mutirões nessa semana, quinta-feira (11) e sexta-feira (12). Os atendimentos iniciam às 15 horas e seguem até a noite, às 21 horas, dando mais acessibilidade ao eleitorado que trabalha durante o dia. O foco é o cadastramento biométrico de eleitores e eleitoras, uma vez que, no município, 12.386 estão sem a biometria.
Na quinta-feira (11), os atendimentos acontecem no Senai por meio do ônibus da Justiça Eleitoral Móvel (JEM), com a localização na Avenida Dom Orlando Chaves, n° 1536, no bairro Cristo Rei. E sexta-feira (12) a Escola Estadual Prof. Fernando Leite de Campos, localizada na Avenida Alzira Santana, n°347, no Centro da cidade receberá o eleitorado.
“A Justiça Eleitoral está realizando estes mutirões para ampliar o acesso do eleitor aos serviços, especialmente à coleta biométrica, que é essencial para a regularização da situação eleitoral. Nosso objetivo é atender o maior número possível de pessoas antes do período de maior demanda, evitando transtornos futuros, como pendências no CPF ou dificuldades no acesso a serviços públicos. As ações foram direcionadas a regiões onde identificamos maior concentração de eleitores sem biometria, como os bairros Cristo Rei e Centro”, afirmou o chefe do Cartório da 49ª ZE, Igor Burini.
Ao todo, 93,42% da população do município já está cadastrada biometricamente, representando 175.828 eleitores.
Serviços oferecidos
A Justiça Eleitoral levará para os mutirões todos os serviços oferecidos no cartório eleitoral: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além da possibilidade de regularização da situação eleitoral.
Documentos necessários
Para o atendimento, o eleitorado deve apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço.
Qualquer cidadão tem o direito de ser atendido em mutirões da Justiça Eleitoral. Não é preciso votar ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Entenda o que é biometria
A biometria é uma ferramenta de identificação por meio da impressão digital, que é coletada e armazenada, garantindo a proteção e que cada eleitor vote apenas uma vez, sem o risco de falsidade ideológica.
É um marco na tecnologia, que representa um avanço na proteção e inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Por estagiária Natália Sarturi (supervisão de Daniel Dino) - Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.