O ônibus azul da Justiça Eleitoral Móvel (JEM) faz sua última parada no ano de 2025 em Paranatinga (distante a 385 km de Cuiabá). A unidade móvel fará atendimentos ao eleitor no período de 15 a 18 de dezembro, das 8 às 18h em quatro diferentes locais da cidade: Supermercado Liderança (15), Escola Estadual “Oswaldo Cândido Pereira”, Supermercado Rosana e Escola Estadual “29 de Junho”. O propósito de oportunizar o cadastramento biométrico de eleitoras e eleitores do município.
Com 64,03%, Paranatinga possui o segundo pior índice de cobertura biométrica no Estado, só perdendo para Confresa (localizado a 1.058 km de Cuiabá). No município, dos 16.267 indivíduos aptos a votar, 10.417 eleitores e eleitoras já possuem o cadastramento biométrico, enquanto 5.850 ainda não fizeram a coleta das digitais. O índice de eleitores em biometria é de 35.96%. O desafio maior é vencer a resistência do eleitor em relação ao cadastramento biométrico.
Além da biometria, outros serviços serão oferecidos: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além da possiblidade de regularizar a situação de cancelamento de títulos. Os trabalhos são organizados pelo Cartório da 57ª Zona Eleitoral, com sede em Paranatinga.
O veículo possui toda estrutura necessária para o atendimento do eleitor com conforto e comodidade. Seis servidores vão atuar na linha de frente do atendimento ao público, operando kits biométricos, compostos por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e acomodação dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A gente levou mutirões para todas as regiões rurais do município, incluindo as cinco comunidades e duas aldeias das nações Bakairi e Xavante, regiões de difícil acesso, distantes até 200 km da sede do município. Por isso, a unidade móvel quer alcançar a população da área urbana de Paranatinga, onde está o maior contingente eleitoral sem biometria. Por isso, optamos um mutirão itinerante com a unidade móvel”, explica o chefe do Cartório da 57ª Zona Eleitoral, Pedro Henrique Oliveira Matos.
A servidora pública Sandra Dias de Oliveria explica que o cartório eleitoral firmou parcerias com a Prefeitura Municipal e com o comércio local para reforçar ações e levar os serviços da Justiça Eleitoral para mais perto da população. “Fizemos mutirões em supermercados, CRAS, escolas públicas, aldeias, comunidades rurais. Adotamos diversas estratégias para chegar até o eleitorado, incluindo mensagens por whatsapp, convidando o eleitor para regularizar a situação eleitoral, notícias na imprensa, carros de som, recado aos pais pelos alunos da rede municipal de ensino”, conta ela.
Estrutura e atendimento
Para receber o atendimento, basta apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço, em documento físico ou digital. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido(a) em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Cronograma de Atendimentos da Justiça Eleitoral em Paranatinga
15/12 – Segunda-feira
Supermercado Liderança
Endereço: Av. Brasil, 1308 – Centro
16/12 – Terça-feira
Escola Estadual Oswaldo Cândido Pereira
Endereço: Av. Mato Grosso - Centro
17/12 - Quarta-feira
Supermercado Rosana
Endereço: Av. Brasil, 1090 – Centro
18/12 – Quinta-feira
Escola Estadual 29 de Junho,
Endereço: Rua João Pessoa, Vila Concórdia
Por Anderson Pinho/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.