O curta-metragem “Sobre Omissão Naquela Quarta-feira” terá pré-estreia neste sábado (8 de novembro), às 19h, na Casa Cuiabana, em Cuiabá, durante a 31ª edição da tradicional Feira do Vinil e Criatividade. A exibição será gratuita e aberta ao público, com entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou de um livro.
Com direção de Anna Magalhães e roteiro de Everson Teodoro, o filme conta a história de Letícia, uma mulher que leva uma vida simples e previsível entre o trabalho, os amigos e as pequenas alegrias cotidianas. Ao conhecer Alexandre, um homem gentil e intenso, acredita ter finalmente encontrado estabilidade e amor. Mas, em uma quarta-feira aparentemente comum, um jantar revela cicatrizes de um passado recente, e nada é o que parece.
A diretora Anna Magalhães explica que o curta nasceu do desejo de provocar reflexão sobre a violência contra a mulher, tema que considera urgente e inadiável.
“Quando entrei no projeto, entendi que ele deveria impactar, causar sensações nas pessoas que não podem e não devem ficar adormecidas. Quero que o público lembre que, apesar de ser uma ficção, sempre há uma saída. Que as mulheres sintam coragem de ser quem elas são e, se algo ou alguém as impedir, que lutem”, afirma.
Sobre o processo de gravação, a diretora lembra que o projeto foi marcado por emoção, dedicação e companheirismo.
“Muitas coisas me marcaram neste curta porque foi meu primeiro na ficção e eu estava com uma equipe de amigos super competentes. Sinto que esse projeto foi feito com atenção e dedicação de todos. Tivemos uma preparação de elenco muito intensa e essencial para lidar com o tema sensível e forte da história”, relembra.
O roteirista Everson Teodoro conta que a inspiração para o enredo veio de forma inesperada.
“Estranhamente, foi num sonho enquanto eu tirava um cochilo da tarde. Após levar um susto com o desfecho do que sonhei, já saí correndo para escrever. O primeiro tratamento do roteiro foi finalizado naquela mesma noite”, revela.
Para ele, a história busca levantar questionamentos sobre empatia e omissão diante da dor alheia.
“Quantas pessoas deixamos de ajudar por falta de empatia, medo ou timidez? Quantas mulheres e mães sofrem violências ao nosso lado, enquanto estamos ocupados demais conosco mesmos? O filme tenta levantar essas perguntas sobre os limites do poder de ajuda”, explica.
Com classificação indicativa de 12 anos, “Omissão naquela quarta-feira” propõe uma reflexão sobre as aparências, as marcas do passado e os silêncios que moldam as relações humanas.
A produção é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo via Secretaria Municipal de Cultura de Várzea Grande, que tem fomentado a produção audiovisual local.
Serviço
Pré-estreia do curta-metragem “Omissão naquela quarta-feira”
Data: 8 de novembro (sábado)
Horário: 19h
Duração: 13:40 minutos
Local: Casa Cuiabana — Av. General Vale, 181, Bairro Bandeirantes, Cuiabá
Entrada: gratuita / solidária — 1 kg de alimento não perecível ou 1 livro
Classificação: 12 anos
Para mais informações, entre em contato: WhatsApp 65 99274-3314
Fonte: Assessoria


Ainda não há comentários.