Da Redação
"Pais e responsáveis que ainda não garantiram vaga para os filhos na rede estadual de ensino podem procurar diretamente as secretarias das escolas mesmo durante o período de férias. A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso reforça que o atendimento continua ativo para assegurar que nenhum estudante fique fora da sala de aula em 2026" - avisa a Seduc.
Via Comunicação - acentua:
Desde sexta-feira (19.12), está aberto o período de confirmação da Matrícula Web, etapa obrigatória para quem realizou o procedimento online. O prazo vai até 9 de janeiro, e a validação deve ser feita presencialmente na unidade escolar escolhida, com a entrega da documentação exigida.
Entre os documentos solicitados estão certidão de nascimento ou documento de identificação, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar, carteira de vacinação e atualização dos dados de contato do estudante.
Para as famílias que não conseguiram fazer a matrícula pela internet, a Seduc orienta que os pais ou responsáveis procurem diretamente a escola mais próxima ou as Diretorias Regionais e Metropolitana de Educação (DREs e DME), que podem indicar unidades com vagas disponíveis.
Atualmente, a rede estadual ainda conta com 25.406 vagas abertas para o ano letivo de 2026. Das 45.500 vagas ofertadas inicialmente na Matrícula Web, 15.773 já foram preenchidas, o que corresponde a cerca de 35% do total.
Segundo o coordenador de Gestão da Rede da Seduc, Davi Menezes, além da confirmação da matrícula, as escolas também realizam a atualização cadastral dos alunos junto às famílias. O processo ocorre em dois períodos: de 5 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026 e de 3 de agosto a 30 de setembro de 2026.
Caso não haja vaga na escola desejada, a orientação é buscar apoio das DREs ou da DME para encontrar outra unidade com disponibilidade.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o sistema de Matrícula Web funcionou de forma eficiente e segura. “Para quem ainda não conseguiu vaga, as escolas da rede estadual continuam de portas abertas, inclusive durante as férias. Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança ou jovem fique fora da escola”, afirmou.
Com Rayane Alves/Comunicação/Seduc-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Brasil cria 85,8 mil vagas de trabalho em novembro
Polícia Militar recupera gado furtado e confirma prisão de homem
Operação da Polícia Civil apreende carregamento de drogas
Taxa de desemprego chega a 5,2%, a menor desde 2012
Tempo como ativo do marketing
Um ano de desafios, articulação e resultados: a força do trabalho no setor de base florestal de Mato Grosso
TJ alerta sobre regras para viagens de menores desacompanhados
Mercado reduz previsão de inflação para 4,32% em 2025
2025/2026: anos pra não esquecer
Sefaz avisa: IPVA 2026 com desconto à vista ou parcelado