No dia 9 de dezembro será lançado o livro sobre a história da professora Maria de Arruda Müller, voltada para a educação, área em que ela atuou dos 16 aos 96 anos de idade.
O livro “ESCOLA MARIA DE ARRUDA MÜLLER - Fruto de um Ideal” foi escrito pelo jornalista Jair Donato e é uma publicação da Umanos Editora e será lançado no Casarão “Solar da Família Müller” na Rua Campo Grande, esquina com a rua Comandante Costa, Centro-norte, Cuiabá/M às 18h30.
A obra é sobre a centenária jornada da educadora, poetisa e visionária brasileira, Maria de Arruda Müller, que viveu até o limiar dos 105 anos. Nasceu no século 19, tornou-se professora aos 16 anos, lutou pelo direito ao voto da mulher no século 20 e exerceu a profissão até os 96 anos de idade. Ela foi destaque nacional na primeira década do século 21, quando se tornou Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de grande oficial, título recebido em 2002, como “A Professora do Brasil”, concedido pelo Ministério da Educação, por ser considerada a mais antiga educadora do país, que permaneceu em sala de aula.
A certeza de que a educação transforma fez com que ela fundasse uma sala de aula para alfabetização na varanda da própria casa, na Fazenda Abolição - BR 163 - Serra de São Vicente, que existe por mais de 70 anos e atualmente recebe o nome dessa pioneira: Escola Estadual Maria de Arruda Müller.
E mais. O livro evidencia o papel importante que ela teve como primeira-dama de Mato Grosso, consolidando o extenso trabalho social do governo Júlio Müller. Naquela ocasião, foi protagonista na fundação da primeira maternidade de Cuiabá, quando os partos somente tinham uma assistência básica - a maternidade atualmente funciona no Hospital Geral; e na criação do Abrigo Bom Jesus, casa de amparo para crianças e idosos, que até os dias atuais é a principal casa de assistência a idosos na Capital.
No livro, o leitor poderá também conhecer mais sobre a história de Cuiabá e de Mato Grosso em um período de significativo investimento na educação e no ensino.
SOBRE O ESCRITOR
Jair Donato - Jornalista (DRT-MT: 1045). Escritor, palestrante e professor universitário. Psicólogo Clínico e Organizacional (CRP/MT-18/04490). Psicoterapeuta de Brainspotting, com abordagem clínica humanista fenomenológica-existencial. Ghostwriter, editor literário, podcaster, articulista e produtor cultural. Possui formação em Psicologia e em Comunicação Social. Mestre em Ensino Acadêmico. Especialista em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (MBA). Editor-geral da Umanos Editora, desde 2020. Idealizador e coautor de Projetos Literários de diversas obras. Autor do livro lançado recentemente, com o título: “SAMARTPHONE - e os perigos para o cérebro de crianças e adolescentes” (Umanos Editora, 2025).
SOBRE A EDITORA
A Umanos Editora surgiu e está presente no mercado editorial há treze anos, atua em âmbito nacional. Publica e comercializa obras de diversos gêneros, dentre as quais se destacam no portfólio, livros de história mato-grossense, direito policial, espiritualidade, autoajuda, biografia, alta fantasia, infanto-juvenil, poesia, crônica, direito, administração, psicologia, gestão, dentre outros. Nas redes sociais: @umanoseditora Portal: www.umanoseditora.com.br
Fonte: Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido
Comer errado