Da Redação
A Polícia Federal ressalta que "deflagrou simultaneamente nesta quinta-feira, 30/10 - as Operações Kuri II e Aurum Sordidos, com o objetivo de continuar dar continuidade às ações de repressão ao garimpo ilegal nos leitos dos Rios São Benedito e Teles Pires, localizados na região norte de Mato Grosso".
A PF detalha:
As investigações são desdobramentos da Operação Kuri, deflagrada em abril deste ano, sob coordenação da Polícia Federal, que resultou na destruição de 17 balsas utilizadas na atividade garimpeira clandestina, além da apreensão de 2 mil litros de combustível. A ação causou um prejuízo estimado em R$ 15 milhões aos responsáveis pela exploração ilegal e revelou significativa degradação ambiental, com impactos diretos sobre as Terras Indígenas Kayabi e Munduruku.
A primeira fase das operações permitiu aos investigadores identificar uma estrutura criminosa complexa, composta por financiadores e comerciantes do ouro.
Na data de hoje, policiais federais estão mobilizados para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sinop/MT, nas cidades de Alta Floresta/MT, Itaituba/PA, Matupá/MT, Novo Progresso/PA, Peixoto de Azevedo/MT, Sinop/MT e Tangará da Serra/MT. Também são executadas medidas de sequestro de bens vinculados aos investigados.
As operações reafirmam o compromisso da Polícia Federal com a proteção ambiental, a defesa dos povos originários e o enfrentamento à mineração ilegal.
Com Comunicação Social da PF em MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800