• Cuiabá, 30 de Outubro - 2025 00:00:00

WF - INTERNACIONALIZAÇÃO AEROPORTO DE CUIABÁ


A Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), promoveu nesta quarta-feira (29), em Brasília, um café da manhã para discutir os próximos passos da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O terminal já está homologado e autorizado pela ANAC para voos internacionais. Agora, o desafio é atrair companhias aéreas interessadas em operar as novas rotas.

Fagundes, que há anos atua pela internacionalização, destacou que a conquista representa um novo ciclo de desenvolvimento para Mato Grosso. “Poderemos estabelecer uma conexão muito maior com países vizinhos, especialmente com a Bolívia. Tenho conversado com a TAM e a Azul, que demonstraram interesse em realizar essa conexão. Além de encurtar distâncias, o custo das passagens para o resto do mundo ficaria muito mais acessível para nós, mato-grossenses”, afirmou o senador.

O presidente-diretor da ANAC, Thiago Chagas Faierstein, confirmou que a infraestrutura do aeroporto está pronta para operar internacionalmente. “O que precisamos agora é do diálogo com as companhias para que se criem essas rotas. A ANAC cria o ambiente regulatório, mas o trabalho de negociação é conjunto, e o Parlamento tem papel importante nisso”, disse.

Já o  presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Juliano Noman,  defendeu o diálogo permanente com o poder público e o Congresso. Relembrando sua experiência de 18 anos na ANAC e na Secretaria de Aviação Civil, ele celebrou a conclusão da infraestrutura do terminal. “Foi um dia muito feliz quando conseguimos virar a página e deixar a estrutura pronta. Mas agora a nossa briga é para que o aeroporto não vire um elefante branco. Precisamos garantir voos, conectividade e tornar o destino viável”, afirmou.

Também presente no evento, o gerente de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo, destacou o interesse da companhia em integrar Mato Grosso às rotas internacionais. “A LATAM hoje é a maior empresa brasileira, que mais conecta as regiões do país. Temos, sim, a intenção e a possibilidade de criar essa integração em um ambiente competitivo e colaborativo. Parabenizo a Frenlogi por abrir este canal de diálogo”, declarou.

Para Wellington Fagundes, a internacionalização de Cuiabá faz parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento da infraestrutura logística e da integração regional. “Vamos seguir trabalhando para convencer as companhias aéreas a operarem a partir de Mato Grosso. É assim que vamos levar o mato-grossense ao mundo e trazer o mundo para Mato Grosso”, concluiu.

Fonte: Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: