Por meio de Nota de Pesar, o Governo de Mato Grosso e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) - além de outras autoridades - lamentaram o falecimento do desembargador aposentado, Rondon Bassil Dower Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Governo de MT - Nota de Pesar:
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na madrugada desta segunda-feira (11.8). O magistrado tinha 75 anos e estava internado após sofrer um acidente de moto no mês de julho.
“Recebemos com pesar a notícia do falecimento do desembargador Rondon Bassil, que deixou seu legado no Judiciário mato-grossense. Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, e pedimos a Deus que conforte a todos diante dessa perda irreparável", manifestaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.
O desembargador entrou na magistratura mato-grossense em 1985 e atuou em diversas comarcas do Estado até chegar ao cargo de desembargador do TJMT, onde se aposentou em fevereiro deste ano, ao completar 75 anos.
Ele deixa esposa, três filhos e netos.
O velório será realizado na Capela Santa Rita, sala 01, das 8h às 16h.
TCE-MT - Nota de Pesar:
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, manifesta profundo pesar pelo falecimento do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Rondon Bassil Dower Filho, ocorrido nesta segunda-feira (11), em Cuiabá.
Natural de Assis (SP), Rondon Bassil construiu uma carreira marcada pelo comprometimento com a Justiça e pela dedicação ao Poder Judiciário de Mato Grosso. Ingressou na magistratura em 1985 como juiz substituto na Comarca de Poxoréu, passando pelas comarcas de Barra do Bugres e Barra do Garças, até ser promovido à Capital em 1993. Em 2012, foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade e se aposentou em fevereiro deste ano.
“O desembargador Rondon foi um exemplo de magistrado, cuja história profissional se confunde com a construção de uma Justiça mais firme, célere e justa em Mato Grosso. Sua atuação deixou marcas de integridade e compromisso com o Estado de Direito. Manifestamos nossa solidariedade à família e amigos neste momento de dor”, declarou o presidente Sérgio Ricardo.
Tribunal de Justiça de Mato Grosso - Nota de Pesar:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso expressa profundo pesar pelo falecimento do Desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho, aos 75 anos, nesta segunda-feira, 11 de agosto de 2025.
O magistrado estava internado em um hospital de Cuiabá desde o último dia 22 de julho, após sofrer um acidente de motocicleta no município de General Carneiro (a 442 km da capital).
Rondon Bassil Dower Filho ingressou na magistratura em 1985, por concurso público, assumindo como juiz de Direito do Estado de Mato Grosso e jurisdicionando nas comarcas de Poxoréu, Barra do Bugres e Barra do Garças. Em 2012, foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade e se aposentou em fevereiro deste ano.
O velório está sendo realizado na Funerária Santa Rita, sala 01, em Cuiabá - MT, até às 16 horas. O sepultamento ocorrerá em local e horário a serem definidos ainda hoje.
Neste momento de dor, a Justiça de Mato Grosso se une em oração à família e amigos.
"É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do estimado desembargador Rondon Bassil Dower Filho. Sua trajetória no Judiciário mato-grossense foi marcada pela integridade, competência e dedicação à Justiça. Manifesto minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que conviveram com esse grande magistrado. Já sentíamos sua ausência, após a aposentadoria, no TJ, e agora ficará também uma lacuna do ponto de vista pessoal. Que Deus conforte a todos os corações", pontuou o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira.
Ministério Público de MT - Nota de Pesar:
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio do Procurador-Geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho, ocorrido nesta segunda-feira (11), em Cuiabá, aos 75 anos.
O Desembargador Rondon Bassil Dower Filho deixa um legado de dedicação e ética à Justiça de Mato Grosso, tendo contribuído de forma significativa para o Poder Judiciário do estado.
Neste momento de luto e dor, o Procurador-Geral de Justiça, em nome de todos os membros e servidores do MPMT, presta as mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que tiveram a honra de conviver com Rondon Bassil Dower Filho, desejando que encontrem força e conforto para superar esta irreparável perda.
Rodrigo Fonseca Costa
Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governador anuncia licitação e destaca ação em 100% das escolas
Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18
Escolas públicas: TCE fiscaliza acesso à água e saneamento
Operação da PC derruba facção acusada de esquema de R$ 185 mi
Força Integrada de Segurança desmantela tráfico de drogas em MT
Governador Mauro Mendes defende cobrança aos países ricos
Adultizando
Reduzir flacidez das mamas e troca de próteses de silicone pode ser feita após os 40
Manifesto Contra a Ditadura da Pressa
Tribunal de Justiça assegura tratamento de R$ 90 mil pelo SUS a paciente