Da Redação
“Como explicar que o governo Lula, com toda sua retórica de uma diplomacia altiva e ativa, não tenha conseguido antecipar ou neutralizar uma medida tão previsível, que já vinha sendo sinalizada desde o governo Trump?”, questionou o senador Wellington Fagundes (PL-MT) - durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, nesta terça-feira (15).
Fagundes fez críticas à falta de reação do governo brasileiro diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos e sugeriu a criação de uma missão oficial aos EUA, com representantes do Congresso e do setor produtivo, principalmente para defender os interesses do agronegócio nacional.
O senador apontou que os setores mais afetados serão justamente os que sustentam a economia brasileira, como o agronegócio e a indústria de transformação, e cobrou mais responsabilidade do Executivo na condução da política externa.
“Já passou da hora de o presidente Lula parar com essas picuinhas ideológicas. O Brasil precisa de pragmatismo. O Congresso está pronto para ajudar, mas o governo precisa agir.”
Wellington propôs a criação de uma missão oficial aos Estados Unidos, com a presença de parlamentares e representantes do setor produtivo. Ele defendeu que a delegação tenha integrantes de estados estratégicos, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e sugeriu nomes como o presidente da Aprosoja, Lucas Beber, para representar o agro nacional.
“Somos o maior produtor de soja do mundo. Mato Grosso já passou a Argentina e, mesmo assim, estamos pagando a conta de uma diplomacia descolada da realidade.”
Fagundes também citou o exemplo da pandemia, quando o então presidente Jair Bolsonaro viajou à Rússia, mesmo com divergências ideológicas, para garantir o fornecimento de fertilizantes e proteger a produção agropecuária brasileira.
“Se o campo para, a indústria para. E o comércio também. O Brasil não pode se dar ao luxo de cruzar os braços enquanto nossos produtores e toda a sociedade brasileira pagam a conta da inação diplomática”, concluiu.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido
Comer errado