Rafael Wisch
Diante do anúncio recente do presidente Donald Trump sobre a imposição de novas tarifas a produtos brasileiros, é importante analisar com equilíbrio quais setores serão de fato afetados e quais não sentirão impacto relevante. As medidas miram diretamente produtos do agronegócio - como carne, café e suco de laranja - além de setores industriais como aviação e equipamentos pesados. Para esses mercados, pode haver impacto real no curto prazo, exigindo atenção e adaptação estratégica.
No entanto, é fundamental não generalizar a crise. O setor de tecnologia e inovação, principalmente o digital, praticamente não será afetado. As tecnologias americanas já chegam ao Brasil com altos impostos, e isso faz parte do nosso cenário há anos. Um iPhone, por exemplo, já custa muito mais aqui do que em qualquer outro lugar do mundo.
O que estamos vendo é mais um episódio da guerra comercial, com objetivos políticos claros. Assusta no momento do anúncio, mas historicamente as economias tendem a se reequilibrar. Ao invés de medo, o que precisamos agora é visão. Essa movimentação pode até acelerar a digitalização e a inovação de setores que ainda estavam presos a modelos antigos.
A tecnologia não é o inimigo, ela existe para nos servir. É hora de usá-la com inteligência, e não temê-la. Como costumo dizer: o futuro não é um lugar distante, é uma decisão que tomamos hoje. E quem decide evoluir agora, vai estar na frente amanhã.
*Rafael Wisch iniciou sua jornada como vendedor de sorvete e, hoje está à frente de diversos negócios inovadores no Brasil. Fundador da Greenn, uma das principais plataformas de pagamento para infoprodutores do Brasil, lidera projetos de alto impacto, como o "Geração de Futuro" e a plataforma de educação infantil com IA, Bambino. Com mais de 130 colaboradores, segue investindo em tecnologia e educação.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800