Por Thiago Rafael/Secom
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu ontem (24), o senador Wellington Fagundes (PL), para uma visita técnica às obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que estão em andamento no Município. A visita reforça a parceria entre o Executivo Municipal e a bancada federal para destravar obras essenciais que estavam paralisadas há anos e que agora caminham para a retomada definitiva.
Durante a visita, a prefeita destacou a importância da união de esforços entre os entes municipais e federais para garantir recursos e viabilizar projetos fundamentais para o desenvolvimento urbano e à saúde pública da população.
“A ETE é uma grande obra, um sonho antigo dos moradores de Várzea Grande. Estamos trabalhando mês a mês para destravar essa estrutura que ficou parada por décadas. Com a conclusão da primeira etapa, prevista para até dezembro, já conseguiremos oferecer tratamento parcial de esgoto, melhorando a qualidade de vida da população e impulsionando o desenvolvimento econômico”, afirmou Flávia Moretti.
A gestora explicou que esteve recentemente em Brasília, acompanhada do secretário de Obras, Celso Pereira, para apresentar as demandas de saneamento básico do Município e buscar apoio junto aos parlamentares. “Nossa arrecadação não é suficiente para realizar obras desse porte sem apoio federal. Por isso, fomos mostrar a realidade de Várzea Grande e conseguimos avançar em pautas importantes”, completou.
Segundo Flávia, o andamento da obra da ETE também está alinhado ao processo de concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE), garantindo que os investimentos em infraestrutura sejam levados em conta na valorização do sistema.
O senador Wellington Fagundes ressaltou que acompanha o projeto desde o início e reforçou seu compromisso com a conclusão da obra. “Essa estação começou a ser planejada há mais de 15 anos, teve o contrato assinado, mas ficou abandonada por 13 anos. Agora, com o empenho da prefeita Flávia e de toda a equipe, conseguimos apresentar todas as certidões e destravar a obra. É uma conquista desta gestão para população”, declarou o senador.
O secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira, reforçou o empenho técnico da gestão para garantir que o cronograma da obra seja cumprido. “A ETE é uma das maiores intervenções de infraestrutura da história de Várzea Grande. Nossa equipe está acompanhando cada etapa de perto, com medições regulares e fiscalização técnica rigorosa. Essa obra não só amplia a cobertura de esgoto tratado, mas prepara a cidade para crescer com sustentabilidade”, afirmou o secretário.
A ETE beneficiará diretamente cerca de 140 mil pessoas, garantindo acesso ao saneamento básico e melhorias na saúde pública. “Essa obra representa dignidade, qualidade de vida e desenvolvimento. E quero estar aqui no dia da inauguração, celebrando com a população esse sonho realizado”, completou Wellington Fagundes.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público quer relatórios sobre segurança e meio ambiente
AL e TCE defendem prorrogação da suspensão de consignados
Presidente do TCE destaca atuação no debate sobre Moratória da Soja
STF decide a favor da União em disputa previdenciária de R$ 131 bi
Presidente do STF: MT entre oito estados com melhor educação do país
AL destaca importância da segurança jurídica para agronegócio
Carga de grãos: Operação da PC desmantela desvio de mais de R$ 1,1 mi
PC mira esquema de fraude eletrônica e lavagem de capitais
FGV: com juro alto, economia desacelera e cresce 0,5% no 2º trimestre
Prescrição do direito à pensão por morte do filho menor