Diante do crescimento expressivo do número de eleitores e eleitoras e da constatação de limitações estruturais, a 28ª Zona Eleitoral fez alterações em dois locais de votação no município de Confresa e em um local de votação que fica no distrito de Veranópolis, pertencente ao município de Confresa.
Os eleitores e eleitoras que votavam nas seções n° 155, 156 e 161, vinculadas à Escola Municipal Tapiraguaia, e nas seções n° 133, 134, 135 e 136, da Escola Municipal Creuslhi de Souza Ramos, passarão a votar na Escola Estadual Tiradentes, localizada no Residencial Babinski.
As escolas municipais Tapiraguaia e Creuslhi de Souza Ramos abrigavam 9 e 11 seções eleitorais, respectivamente, somando mais de 7 mil eleitores. Segundo levantamento técnico, os dois prédios não possuem capacidade física adequada para atender toda essa demanda com eficiência. Neste caso, a transferência definitiva das sete seções eleitorais foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para um novo endereço, com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e fluidez no dia da eleição. Em vistoria à nova unidade, foi constatada a condição adequada para o remanejamento, por contar com estrutura física compatível, acessibilidade e número suficiente de salas para acolher as seções eleitorais.
Já no caso do distrito de Veranópolis, em Confresa, o TRE-MT autorizou a transferência definitiva das seções eleitorais instaladas na Escola Municipal Vereador Valdomiro Nunes de Araújo para a Escola Municipal Professor Antonio Soares da Silva, localizada na Avenida 14, no mesmo distrito.
A decisão foi tomada após relatório técnico apresentado pelo Cartório da 28ª Zona Eleitoral de Porto Alegre do Norte, que apontou a inadequação física da Escola Vereador Valdomiro para o funcionamento das Mesas Receptoras de Voto, especialmente no que se refere às exigências de acessibilidade, à falta de espaço físico e ao comprometimento do fluxo de eleitores, sobretudo aqueles com mobilidade reduzida.
A equipe verificou, em vistoria realizada na Escola Municipal Professor Antonio Soares da Silva, a aptidão do local para receber as seções eleitorais, por apresentar estrutura ampla, acessibilidade satisfatória e quantidade adequada de salas. Dessa forma, a Escola Vereador Valdomiro Nunes de Araújo foi desativada como local de votação, conforme previsto na Portaria nº 04/2025 da 28ª Zona Eleitoral.
No documento, o juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, Caio Almeida Neves Martins, justifica que a prioridade é garantir que todos os eleitores e eleitoras, especialmente os que têm necessidades especiais, possam votar com tranquilidade e dignidade. “Essas mudanças visam assegurar que o exercício do voto seja acessível e seguro para todos".
Por Nara Assis/Assessoria TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso