Da Redação
"O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Barra do Garças deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Game Red para o cumprimento de ordens judiciais contra integrantes de uma organização criminosa que atua em jogos de azar em Mato Grosso" - confirmou o Ministério Público Estadual (MPMT).
O MPMT reforça:
Foram cumpridas 73 ordens judiciais: 31 de buscas e apreensão, 21 de quebras de sigilos de dados e 21 de bloqueios de contas bancárias.
Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá e são resultado do trabalho investigativo e do enfrentamento ao crime organizado. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Barra do Garças (MT) e Aragarças (GO), com apoio da delegacia regional.
A Operação “Game Red” faz parte do trabalho investigativo da equipe do Gaeco de Barra do Garças, que, com base em investigações realizadas entre os anos de 2023 e 2024, revelou a atuação de uma organização criminosa que estava se estruturando na cidade com a exploração do “jogo do bicho”. Além disso, eles obtinham vantagens financeiras milionárias. Os criminosos agiam com brutalidade e até praticavam crimes contra a vida a pedido dos líderes da facção.
Chegaram a expulsar donos de “bancas” rivais que também operavam de forma ilegal na cidade. O grupo criminoso passou a impor o funcionamento de uma única “banca” sob sua proteção, estabelecendo um monopólio criminoso da contravenção.
O nome da Operação “Game Red” vem da tradução “jogo vermelho”. Ela faz referência à natureza ilícita da atividade explorada (jogo de azar) e ao fato de a organização criminosa utilizar a cor vermelha como um de seus principais símbolos.
As diligências realizadas nesta fase da operação contaram com o apoio da Polícia Civil de Barra do Garças e da Central de Flagrantes, que prestou auxílio cartorário na operação, visando aprofundar a coleta de dados, desarticular a estrutura financeira da organização e responsabilizar os integrantes.
O Gaeco é uma força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
Com Comunicação MPMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan