Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande divulgou amplo balanço sobre as ações na área da Educação.
Ressalta assim, a ampliação da oferta de vagas na rede municipal de ensino.
Levantamento na íntegra:
Um trabalho de readequação dos espaços nas unidades escolares realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL/VG) de Várzea Grande, assim que a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli – ambos do PL – tomaram posse, no início de janeiro, permitiu a abertura de novas vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2025. O trabalho resultou na oferta de 788 novas vagas nas escolas da rede municipal.
Além da ampliação das vagas, o início das aulas nas unidades municipais também foi marcado pela metodologia de ensino adotada pela nova gestão, com todos os processos de formação continuada dos docentes e não-docentes realizados na própria escola, com o objetivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem diretamente em sala de aula.
O ano letivo em Várzea Grande foi aberto oficialmente com a inauguração de nove novas salas de aula na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Abdala José de Almeida’, no bairro São Mateus. Com a construção das salas de aula foi possível o remanejamento de 22 turmas (cerca de 600 alunos) que até o ano anterior estavam provisoriamente frequentando as aulas em salas anexas na EMEB Júlio Corrêa. Com as novas salas, a EMEB Abdala passou a atender um total de 1.200 alunos.
DIÁOLOGO INÉDITO – Gestão municipal e Sintep/VG sentados na mesma mesa e abrindo o canal de comunicação permanente. Sem dúvida, o ineditismo do diálogo marca a história política de Várzea Grande. De uma primeira conversa, a prefeita anunciou recomposição de 6,27% sobre o piso nacional da categoria. A medida atende de imediato uma das principais reivindicações da categoria e terá efeito retroativo a janeiro de 2025. Em menos de 90 dias de mandato, a atual gestão selou um entendimento inédito no Paço Municipal.
Moretti propôs também a criação de uma comissão composta por dirigentes do sindicato e representantes da Educação para incluir na Lei Orçamentária Anual de 2026 o passivo 19,28% da categoria, que foi por muitos anos ignorado por gestores anteriores.
SAÚDE NAS ESCOLAS - Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D de Conscientização sobre as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt ocorreu na EMEB ‘Honorato Pedroso de Barros’ e se estende por toda rede municipal de Várzea Grande, buscando envolver estudantes em práticas preventivas por meio de atividades educativas, palestras e workshops interativos. A abordagem prática visa ensinar métodos simples para identificar e eliminar possíveis criadores do mosquito.
CAPACITAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - O Encontro de Boas Práticas em Serviço de Alimentação foi direcionado aos profissionais técnicos em Nutrição Escolar - TNE (Merendeiras e merendeiros) da rede municipal de Várzea Grande. Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 380 profissionais responsáveis pela merenda na escola. As formações ocorreram com quatro turmas nos períodos vespertino e matutino.
O município de Várzea Grande é referência estadual no atendimento à alunos com restrições na alimentação escolar. Neste ano letivo, o município conta com 250 alunos que recebem alimentação diferenciada nas unidades escolares. O cardápio para atender esse público é elaborado de acordo com os laudos médicos de cada aluno apresentado na escola.
A alimentação especial elaborada pelas nutricionistas do Sistema Escolar atende alunos com diabetes, com hipertensão, intolerante à lactose, doença celíaca e alérgicas, entre outras patologias.
ETA TERÁ MAIS ESCOLAS ATENDIDAS EM 2025 - Atualmente, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) é desenvolvido em 37 escolas, atendendo cerca de 2.220 alunos e conta com 37 professores articuladores (1 por escola), 148 professores monitores de oficinas, além de um profissional encarregado da higienização e um encarregado da alimentação em cada escola.
Até o final do ano a previsão é atender cerca de 3 mil alunos e no próximo ano ampliar o número de escolas que receberão o programa. O objetivo é que ao término do período em que estudam em nossas escolas, as crianças tenham aprendido a ler e escrever perfeitamente, interpretar e produzir textos e acima de tudo serem grandes cidadãos.
ESPORTE
De acordo com o lançamento do Calendário Esportivo com a programação das competições e campeonatos que terão sede em Várzea Grande, o município será sede de competições coletivas e individuais dos Jogos Estudantis Várzea-grandenses, previstos para o mês de abril e maio, do Meeting Paralímpicos em maio, da Copa Empresarial e dos Jogos Regionais para o mês de junho, da Copa Empresarial Estadual Paralímpica, a fase coletiva dos Jogos Estaduais e a fase individual dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses previstos para o mês de julho, do Campeonato Interbairros de Futsal no mês de agosto, do 1º Festival Paralímpico 2025, da 7ª Copa do Servidor de Futebol Society e Voleibol Misto em setembro, do Estadual Paralímpico de Atletismo e Natação, da 7ª Copa do Servidor – Futebol Society e Voleibol Misto, dos Jogos Abertos e do 1º Festival de Pipas, programados para o mês de outubro. Em novembro e dezembro, estão programados o campeonato Pichula/VG e o Nacional Paralímpico (novembro) e o II Festival Paralímpico de 2025 e o Aulão de Encerramento do Programa Bem Estar.
Várzea Grande sediou a primeira etapa do Circuito Mato-grossense de Basquetebol 3x3 de 2025, que é uma variação do basquete tradicional disputado com equipes de três jogadores. Os jogos acontecem em espaço equivalente a uma metade da quadra, com apenas uma cesta e os arremessos valem 1 e 2 pontos.
Várzea Grande foi sede da terceira edição do Seminário de Modalidades Paralímpicas do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro. Entre os propósitos da capacitação estiveram a atividade física e esportiva, cada vez mais acessível às pessoas com algum tipo de deficiência, sobretudo, através da divulgação do esporte paralímpico e a qualificação dos profissionais que atuam de maneira direta ou indireta na rede pública ou privada de ensino, com a inserção de programas relacionados às modalidades paralímpicas no contexto escolar e também em outras áreas como é o caso do esporte e dos serviços de reabilitação.
O Programa VG + Esporte conta com aulas gratuitas nas Escolinhas Esportivas em diversas modalidades vários polos e regiões inclusive nas modalidades do Paralímpico, atendendo cerca de 3 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.
O programa conta com cinco polos e a intenção da Superintendência é a criar mais seis polos, que darão a oportunidade a crianças e jovens de Várzea Grande da prática esportiva com a devida orientação de professores especializados. Atualmente cerca de 2.300 alunos estão inscritos no programa para a prática de futebol de campo, futsal, voleibol, basquetebol e handebol. Até o final da gestão Flávia/Tião a previsão é atender até 10 mil alunos.
INCLUSÃO
O Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho iniciou o ano atendendo os alunos laudados com equipe multidisciplinar composta por psicopedagoga, neuropsicopedagoga, psicóloga, fisioterapeuta e professor multifuncional, além de profissionais que vão atender com terapia aquática e motricidade. O Centro ainda possui uma lista de espera de 120 alunos aguardando avaliação. O diferencial deste ano fica por conta da descentralização do atendimento do Centro Municipal, que irá contar com a abertura de sete salas para atender aos alunos na EMEB ‘Gonçalo Domingos de Campos (CAIC)’, do bairro Jardim Alá.
A assessora de Políticas Públicas para a Inclusão, Priscila Lima, destacou que a gestão está finalizando o primeiro núcleo de atendimento ao autista e neurodivergente de Várzea Grande. O núcleo terá, entre outras atribuições, a função da avaliação e expedição de laudos para as pessoas que necessitam e que aguardavam por meses e até por anos esse tipo de serviço.
CULTURA
A Casa de Artes, tradicional endereço da cultura de Várzea Grande – bem no coração do Centro da cidade – vai passar por reforma e revitalização, intervenções necessárias para o melhor acolhimento da população, dos artesãos e dos turistas. A estimativa é de investimento de cerca de R$ 1,5 milhão em recursos próprios e emendas parlamentares e duração de seis meses.
A Casa de Artes de Várzea Grande tem um papel essencial na preservação e promoção da cultura local. Agora, para continuar com a missão de fomentar a cultura, a valorização da comunidade artística, além de importante ponto de interesse turístico, a Casa de Artes está vai receber uma reforma completa, visando oferecer um espaço mais estruturado e acolhedor à comunidade.
Com a reabertura, o público encontrará um ambiente renovado, onde poderá visitar, prestigiar os artistas locais e adquirir produtos confeccionados por talentosos artesãos da região, valorizando o trabalho manual e as tradições do nosso Município
Através de parceria, a população de Várzea Grande recebeu três edições do Projeto 6º Quero Mais Cultura – Cultura pela Paz. As apresentações ocorreram nos bairros Mapim, no Parque do Lago e Residencial José Carlos Guimarães.
O projeto 6º Quero Mais Cultura – Cultura da Paz é uma iniciativa do Instituto Leverger, Nico e Lau Produções, em parceria com a Federação dos Conselhos Municipais de Segurança de Mato Grosso (Feconseg) e apoio Assembleia Legislativa de Mato Grosso (emenda parlamentar do Dep. Paulo Araújo) e governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, que busca fortalecer a cultura da paz por meio de ações cívico-sociais e culturais, proporcionando entretenimento de qualidade e promovendo integração entre comunidade, arte e segurança pública.
Com Fred Nogueira/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso